domingo, 31 de dezembro de 2023

Filmes e Séries - Dezembro 2023

Chegou dezembro, mês de verificar quantos filmes e séries eu assisti ao todo. Em filmes/documentários e animações foram um total de 85, enquanto temporadas de séries foram 88.

 

Filmes (22)

Pencils Vs Pixels - 2023


Documentário sobre a evolução na forma que as animações são feitas, passando pelas duas eras de ouro do desenho a mão até chagar na inovação da Pixar, que teve influencias de diversas outras animações no caminho e até o filme Tron é citado. Como brasileiro senti falta de citarem o nacional Cassiopeia.

Amazon: How Do They Really Do It? - 2022

Apesar de não ser tao recente esse doc inglês conta a historia de como surgiu a Amazon, que começou vendendo livros, abriu parcerias para empreendedores terceirizarem suas vendas online com o uso da plataforma, porém sem liberar os dados dos clientes e usando esses mesmos dados para incrementar as vendas da própria Amazon. Em 2010 chegou o Kindle, depois veio o Amazon Prime, que a principio era a prioridade na entrega. Também aborda as más condições de trabalho nos estoques da Amazon, e claro também comenta sobre a Alexa, data mining para sugestão de compras e suas adversidades e outras palavras que ativam erroneamente a Alexa.
Animação de apenas 15 minutos ambientada no mundo de Blade Runner, muito bem feita e respeita o legado do filme original. A qualidade gráfica é excelente, se tiver oportunidade assista. Tem uma cenas com vidros estilhaçados que nunca vi igual.




Filme muito elogiado, demorei um pouco para assistir pois são 3 horas de duração, mas vale muito o tempo. 




A Menina que Matou os Pais: A Confissão - 2023



Final da trilogia dos filmes adaptados a partir do livro da Ilana Casoy sobre o caso da familia Richthofen, neste filme são focados os detalhes que incriminaram os irmãos Cravinhos e a Suzane Von Richthofen.



Jogos Mortais X - 2023


Também demorei um pouco para assistir, não foi tão "hypado" então fui deixando de lado até que fui surpreendido positivamente, mas tem uma altura do filme que você já sabe a fórmula da série do Jigsaw e vai assistindo só pra ver as armadilhas, mas neste filme tem 2 reviravoltas (sendo a segunda na cena pós crédito) que fogem do padrão da franquia, e são bem no final, tenha paciência que valem muito.


Blackberry - 2023


Este longa de 2 horas conta a história da ascensão do primeiro smartphone do mundo, antes do iPhone e os Android aparecerem, até o seu  brusco desaparecimento por algumas decisões equivocadas. Se gosta desse mundo tecnológico recomendo muito, mostra como era o ambiente da RIM antes de se preocupar com o lucro e a drástica mudança. 



Nunca tinha assistido essa animação, decidi dar uma chance depois de ver o doc Pencils Vs Pixels, em que  a narradora é a dubladora original, mas acabei assistindo dublado em pt-br. Gostei bastante do enredo, só não gostei mais devido os musicais.

Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo - 2023


Fiquei bem empolgado com o trailer do filme, e o filme não decepciona, especialmente com a protagonista Kora (Sofia Boutella) e a espadachim Nemesis (Bae Doona). Metade do filme é basicamente a apresentação do grupo. como bônus tem vídeo do Treino INSANO de Sofia Boutella para Kora



Still Standing - 2023


Documentário sobre a comunidade de arcades/fliperamas da Austrália. Além da história de como surgiram no pais também tem uma breve tour no Museu de Pinball da Austrália com máquinas da década de 30, inclusive uma breve explicação de alguns mecanismos. 



Token Taverns - 2023


Documentário de pouco mais de uma hora e meia sobre a comunidade de "barcades" (bar de arcade) nos Estados Unidos, e como alguns tiveram que se reinventar durante a pandemia.




Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - 2023


O filme é um prequel da trilogia de Jogos Vorazes, gostei bem mais do imaginei. A protagonista é extremamente carismática e o elenco muito talentoso.






Chic Show - 2023



Documentário de uma hora e meia sobre a equipe de bailes Chic Show. Aqui além de abordar o inicio dos bailes black nos anos 60/70 ainda cobre um pouco da influencia sobre o inicio do movimento Hip Hop de São Paulo, até a abertura de portas para o movimento e vai até a época dos pagodes da década de 90.

Animação de pouco mais de 20 minutos, e dividido em cinco partes para contar a estória da Pam adolescente quando queria perder a virgindade. 





FPS: First Person Shooter - 2023


Tem de gostar muito do assunto para ver um documentário de 4h30 e abordado tão profundamente que em alguns momentos chega a ser técnico. Por ter entrevistas com tanta gente importante desta cena de games usa o subtitulo de "The definitive FPS documentary". Entre alguns jogos citados estão Doom, Wolfstein 3D, Quake, Unreal, Half Life, Counter-Strike, Sin, e Duke Nukem 3D. O legal é ver os criadores de cada movimento que hoje passam despercebidos, mas como foi revolucionário quando saiu, diferenciando um jogo de outro. 

Squaring the Circle: The History of Hipgnosis - 2022


Documentário de uma hora e meia sobre o coletivo de fotógrafos chamado Hipgnosis, que é responsável por artes de capas de alguns dos discos mais emblemáticos da história. Só lembrando que era tudo feito manualmente entre o final da década de 60  até inicio dos anos 80. E vários artistas participam com seus depoimentos, como Roger Waters e David Gilmour (Pynk Floyd), Robert Plant e Jimmy Page (Led Zeppelin), Paul McCartney, Peter Gabriel. E ainda tem alguns "causos" sobre excessos em várias  áreas. 

Afonso Padilha - Gerações - 2023



Especial de uma hora do Afonso Padilha, como ele tinha ido duas vezes no PodCast do Bola e Carioca, e tinha mostrado um teaser, resolvi dar uma chance. No outro especial dele que assisti em setembro de 2020 não foi tão original, mas neste abordou um tema legal e foi bem original.



I Stand Alone: The Sully Erna History - 2023


Godsmack não é uma das minhas bandas favoritas, mas gosto de algumas músicas especialmente a do título e algumas da carreira solo. Dito isso, gostei bastante do documentário da vida do vocalista, não sabia nada da vida dele e agora vou até dar uma ouvida nas músicas com um pouco mais de atenção. Vale assistir até como lição de vida para nunca desistir.


Genius Party - 2007


São 7 curtas de animação de 7 diretores diferentes, vai do abstrato ao cotidiano, com criaturas extremamente estranhas até os conflitos da adolescência. Aqui vou deixar os apelidos dos episódios apenas para minha própria referência. 1 bola olhuda na areia, 2 menino ranhento, 3 escola triciclo criaturas horrendas, 4 doppelganger, 5 colagem iluminacao, 6 bebê solitário, 7 adolescentes que vão se separar.

Here Comes a New Challenger - 2023

Documentário sobre o jogo Street Fighter II, que aborda desde onde foi baseada a versão 1, passando pelas versões 2, Rainbow (pirata de Taiwan), Turbo, Champion Edition, Super Street Fighter II, surgimento do personagem chefão Akuma em Super Street Fighter II Turbo,  até uma versão com os personagens digitalizados que surgiu logo depois da adaptação para filme com o Van Damme, Street Fighter Alpha, Zero e algumas versões como "versus X-Men", até a edição especial de 15 anos com diversas versões dos personagens. Outros licenciamentos além do já citado live-action, brinquedos, animações oriental (boa) e a sofrível versão ocidental.

King On The Screen - 2022


Documentário sobre o autor de livros Stephen King e as suas adaptações para as telonas e telinhas, focando é claro nas mais famosas.





Mussum: O Filmis - 2023



O filme conta a história do Antonio Carlos, vulgo Mussum, passa rapidamente pela infância, adolescencia, carreira militar e na fase adulta é interpretado pelo talentoso Ailton Graça, que fez até uma voz muito parecida, além da aparência fisica.













Séries (5)

Orphan Black: Echoes - S01


Spin off da série Orphan Black, desta vez a protagonista é a Lucy (Krysten Ritter), e a série se passa no ano de 2050, a primeira temporada tem 10 episódios. Para quem já assistiu a série original terá algumas surpresas com personagens retornando  ou sendo citados. É possível entender sem ter visto a original.




Samurai de Olhos Azuis - S01



Série animada com 8 episódios de quase 1 hora cada. Estava passando despercebido por mim, mas depois de um vídeo de recomendação do Pipoca e Nanquim decidi dar uma chance e gostei muito. Além da protagonista personagens que merecem destaque são a princesa Akemi e o Taigen.

Assassinato no Fim do Mundo - S01


Em sete episódios a protagonista Darby Hart e mais 8 pessoas são convidados por um bilionário de tecnologia para um retiro na Islândia, e ocorre um assassinato fazendo com que a Darby use suas habilidades para tentar solucionar o caso. Outro fato que me atraiu para assistir é que ela é uma hacker.


What If...? - S02



Série animada da Marvel que explora o multiverso das HQs clássicas de "O que aconteceria se ...?" sendo 9 episódios nesta temporada, e os melhores estão a partir do quarto pra frente. 




Berlin - S01


Spin-off da série espanhola La Casa De Papel, este é uma "prequel" focada no personagem Berlin, e claro existem algumas participações especiais de personagens da trama original.  Tem gancho para uma possível segunda temporada.




Caso tenha gostado e queira saber sobre mais coisas que assisti, ou apenas ver sugestões, confira em:

2023 ( filmes e  temporadas)
Jan 29, Fev 28, Mar 26, Abr 24, Mai 25,  Jun 18, Jul 20, Ago 27, Set 10 , Out 10, Nov 13
2022 (83 filmes e 93 temporadas)
Jan 23, Fev 18,  Mar 31, Abr 28, Mai 28, Jun 28, Jul 23,  Ago 32, Set 17, Out 13, Nov 19, Dez 15.
2021 (76 filmes e 82 temporadas)
Jan 38, Fev 34. Mar  35, Abr 19, Mai 39, Jun 28, Jul 358, Ago 30, Set 22, Out 25, Nov 21, Dez 25.
2020 (91 filmes e 59 temporadas)
Jan 38, Fev 45, Mar 46, Abr 49, Mai 65, Jun 63 , Jul 47, Ago 36, Set 30, Out 31, Nov 35, Dez 35.
2019 (54 filmes e 75 temporadas)
Jan 33, Fev 59, Mar 61, Abr 136, Mai 42, Jun 76, Jul 55, Ago 54, Set 49, Out 62, Nov 86, Dez 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário