terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Eventos 2024

Gosto muito de participar de eventos relacionados com as minhas áreas de interesse, e aqui colocarei alguns que pretendo ir, mas ainda assim vou adicionar mais alguns que sei que não conseguirei estar presente porém alguns dos leitores podem se interessar. 


Roadmap com 49 eventos de T.I./Segurança que consegui reunir


Esse roadmap da imagem acima pode ser encontrado atualizado no GitHub, quando não tem os dias  o evento esta no mês que foi em 2023, é apenas uma suposição, exceto Arduino Day e FliSoL que podem ter datas diferentes em algumas cidades.

A seguir estão listados com mais detalhes os eventos de 2024 que consegui informações, primeiro vamos começar com as que percorrem o território nacional em várias edições.

Campus Party

A Campus Party é um evento internacional, no Brasil ocorre em algumas cidades, além de São Paulo (de 9 a 14 julho) já existem algumas outras datas confirmadas pelo Brasil. Na Campus Party existe a área open que é GRATUITA, e a arena que é área paga e onde costumam se apresentar os convidados renomados.

E tem também a CPBSB6 - Campus Party Brasilia, nos dias 27 a 31 de março de 2024.

Reprodução Twitter /X


Além das outras edições em Goiânia-GO, Recife-PE e Manaus-AM.



Campus Party Goiás, Nordeste e Amazônia com datas confirmadas Fonte: Twitter/X 


The Developers Conference

O TDC (The Developer's Conference) é um evento pago com foco maior em programação, mas tem diversas trilhas (palcos) e entre estas tem uma dedicada a segurança, ocorre em algumas cidades pelo Brasil, e os eventos costumam ser híbridos (presencial e online). 



Agora vamos separar os eventos por mês.

Fevereiro

O Safer Internet Day (SID2024) será em 6 de fevereiro de 2024, ocorre em diversas cidades ao redor do mundo, algumas com transmissão online.


Banner do Safer Internet Day 2024


E claro também existe a versão brasileira, no mesmo dia 6 de fevereiro, organizada pelo Safer net e apoiada pelo NIC.br, que normalmente transmite o evento pelo canal do YouTube.


Print do site do Dia da Internet Segura



Março

 A TosConf será realizada no dia 23 de março de 2024, no LHC (Laboratório Hacker de Campinas) em Campinas - SP de forma presencial.

Print screen do site oficial da TosConf


As datas oficiais do Arduino Day são de 21 a 23 de março de 2024, mas podem ocorrer em  outras datas em diversas cidades pelo mundo, o evento é gratuito. O chamado de atividades do evento oficial esta aberto. (Atualizado em 22 de janeiro)

Reprodução Twitter / X


Vale citar que em 27 de março ainda temos o Document Freedom Day 2024 e o Open Hackspace Day 2024 no dia 30 de março.

Abril

Em 20 de abril é uma data para o Hardware Freedom Day 2024.

Calendário Freedom Day - Reprodução: SoftwareFreedomDay



Em 24 de abril será o FliSoL em diversas cidades da América Latina, gratuito.


Maio

Salve a data! 10 e 11 de Maio  tem a CryptoRave (crowdsorce opcional) na Biblioteca Mário de Andrade, e as chamadas estão abertas.   


Reprodução Telegram






A BSides Vix será dia 18 de maio de 2024, é a versão da BSides de Vitória do Espirito Santo.


Print screen do site BSides Vix em janeiro 2024


Também nos dias 18 e 19 de maio de 2024 acontece a BSides São Paulo (com camiseta paga para contribuição) e na segunda dia 20 será a 16ª edição da You Sh0t The Sheriff (somente para convidados). 

Reprodução Instagram






Junho

A Exposec Feira Internacional de Segurança acontecerá no São Paulo Expo entre os dias 4 a 6 de junho de 2024, se cadastrando com antecedência é possível pegar ingresso gratuito.


Reprodução do Instagram


Julho

O dono da empresa que organiza a Campus Party no Brasil confirmou pelo Twitter / X que a #CPBR16 será entre os dias 9 a 14 de julho de 2024.


Fonte: Twitter / X



Suposta data da edição da CajuSec é dia 13/07 em Aracaju - SE.

Print screen do site da CajuSec


Em julho de 2023 também foi a edição da RoadSec São Paulo e por isso podemos supor que seria próximo desta data em 2024.

Agosto

O Hack Town acontece entre os dias 1 a 4 de agosto em Santa Rita do Sapucaí - MG.



Dia 24 terá o BxSec, em Santos-SP.




Em agosto também temos o Debian Day e muito provavelmente será também o mês do Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais organizado pelo Nic.br, ambos gratuitos.

A Confloss ainda não definiu a data mas ano passado foi em agosto, na cidade de Florianópolis.

Setembro


Provável mês do SP Maker Week organizado pela rede de Fab Lab Livre SP da prefeitura de São Paulo.

A BSides João Pessoa 2024 será dia 14 de setembro de 2024, em João Pessoa na Paraíba, que também tem página no Linkedin e o Call 4 Papers esta aberto.


BSides João Pessoa 2024



Confirmado que entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024 no Transamérica Expo Center, será a 10ª edição do  Mind The Sec.

Entre os dias 25 a 27 de setembro de 2024 no Expo Center Norte, acontecerá o ISC Brasil (International Security Convention)

ISC Brasil (International Security Convention)


Ainda tem o Software Freedom Day 2024, sem data definida até o momento.

Outubro


Confirmado para os dias 28 e 29 de outubro de 2024, já tem o Cyber Security Summit que é pago (e caro) e não conheço, e possivelmente será realizado o LatinoWare em Foz do Iguaçu.

Novembro

A Nullbyte acontecerá no dia 30 de novembro de 2024 em Salvador - BA, mais informações podem ser vistas no Facebook da Nullbyte ou no Twitter/X da Nullbyte.

Print screen do site da Nullbyte



Entre novembro e dezembro devem acontecer a BHack de Belo Horizonte, e a H2HC de São Paulo, além da Semana de Infraestrutura da Internet de São Paulo organizada pelo Nic.br, e também a PHP Conf em Florianópolis-SC, evento híbrido (online e presencial).

Outros

Ainda encontrei uma lista com eventos em 2024 de interesse do Movimento de Software Livre Brasil, tem alguns que não estão na minha lista pois são da área de programação.

As gringas 

Infelizmente não tenho pa$$aporte, mas aqui estão algumas convenções gringas que merecem destaque:

ShmooCon acontece agora entre os 12 a 14 de janeiro de 2024 nos Estados Unidos.




BSides San Francisco será nos dias 4 e 5 de maio de 2024.





OffensiveCon em Berlim será realizada nos dias 10 e 11 de maio de 2024. O CFP (Call For Papers) esta aberto até inicio de abril.



Entre os dias 3 a 8 de agosto de 2024 acontece a Black Hat USA



E dos dias 8 até 11 de agosto acontece a DefCon 32.




As que ainda não tem datas confirmadas são:

Se souber de algum outro evento que não conheço, ou até que esqueci, por favor deixa ai nos comentários ou me manda uma mensagem. Espero que tenha ajudado alguém a se programar.

Se leu até aqui e caso queira adicionar na sua agenda do Google aqui esta o link público com as datas atualizadas sempre que eu souber de novidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário