quinta-feira, 7 de julho de 2022

Digispark - parte 2

Aqui vou apenas deixar registrado algumas anotações de comandos usados nos scripts para o HH - Digispark (54), além de observações sobre as bibliotecas usadas e até o consumo executando alguns scripts.







Consumo

Como na época do primeiro post ainda não tinha o USB Color Display Tester, aqui deixo registrado o valor consumido quando executa  um blink (Arquivo -> Exemplos -> Digispark_Examples -> Start), são 5 V e 0,011 A com a potência de 0,062 W.






Com um script simples para digitar texto no PC o consumo tem pouquíssima alteração.



Este script inclusive com algumas pequenas alterações, pode ser usado como "cofre" de uma parte de uma senha complexa, onde o digispark digita uma parte da senha a depois o usuário completa a senha digitando outra parte manualmente.


Bibliotecas

A biblioteca mais usada para "simular" o teclado é a DigiKeyboard.h.

Em alguns casos como o uso em computadores com teclado ABNT2 é necessário trocar a biblioteca padrão desses scripts por uma biblioteca adaptada,  no caso a digisparkABNT2 ou a DigiKeyboardPtBr.h

Enquanto no ®windows o arquivo scancode-ascii-table.h deve ser colocado dentro do diretório C:\Users\USUÁRIO\AppData\Local\Arduino15\packages\digistump\hardware\avr\1.6.7\libraries\DigisparkKeyboard no Linux o equivalente é home/nome_do_usuario/sketchbook/libraries.

Comando



Os comandos mais usados são:
DigiKeyboard.println ("Mensagem sempre entre aspas");
DigiKeyboard.delay (tempo em milisegundos);
DigiKeyboard.sendKeyStroke (código da tecla);


Exemplo de comandos bastante usados para scripts no Digispark no Arduino IDE




O ATtiny 85, microcontrolador do Digispark, tem 8 KB de memória flash, que em teoria significariam 8192 caracteres para uso, mas ainda existe o programa que lê o script, então considere usar no máximo a metade.

Muitas das vezes o HH - Digispark pode ser usado como um teclado para digitar alguns comandos no PC, e para facilitar o entendimento dos scripts que estou estudando vai uma tabela das teclas e os códigos usados na Arduino IDE.


Tabela com as principais teclas e seus códigos usados no Arduino IDE para o Digispark




Para usar duas teclas simultaneamente basta usar uma vírgula entre elas, como por exemplo as teclas de atalho.

A tecla TAB é nornalmente acionada por :
DigiKeyboard.sendKeyStroke (KEY_TAB); 
Em alguns casos para navegar pela tela sem o mouse, usamos a tecla TAB, em alguns casos é preciso usar diversas vezes seguidas (no exemplo esta com 3 ), e o comando pode ser substituído e simplificado por: 
DigiKeyboard.print ("\t\t\t");

Para ver como seria o resultado com a biblioteca incorreta no Digispark, basta comparar a grafia no Arduino IDE para o resultado no bloco de notas, no video abaixo:



 

Uma sugestão é criar os próprios scripts, e para ajudar sugiro ver Para que servem as teclas de F1 a F12 nos computadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário