sexta-feira, 9 de julho de 2021

Linux 32 Bits 2021





Para atualizar tanto o meu netbook (59) quanto meu aprendizado, vou testar algumas distribuições GNU/Linux como fiz em fevereiro de 2019. Apesar de algumas pessoas acharem perda de tempo, considero uma forma de conhecer outros programas que normalmente não usaria.

Como disponho de alguns pendrives de 1GB e um netbook com apenas 2GB de RAM, preciso de uma distribuição leve, que ainda tenha atualizações e o mais difícil atualmente, com suporte a arquitetura de 32 bits. 

Desde abril de 2021 essas distribuições Linux não suportam oficialmente a arquitetura de 32 bits:

Algumas condições são que as distribuições tem de rodar de forma live-USB, por isso não valem as imagens apenas de instalação e net-install, que normalmente são pequenas e baixam o restante dos pacotes necessários durante a instalação, que logicamente tem de estar conectadas na internet. 

Como existe uma quantidade gigantesca de distribuições GNU/Linux, a partir do ranking Top 100 do DistroWatch foram selecionadas as que usarei aqui.

Também precisam ter uma interface gráfica, desta vez não usarei as distros focadas em linha de comando.

As distribuições Linux na sequencia tem suporte a arquitetura de 32 bits, mas as imagens de instalação não contém os pré requisitos deste post e/ou são maiores que 1 GB.

Q4OS também tem suporte a 32 bits, em fevereiro de 2019 foi meu primeiro contato com esta distro (311) ainda na versão Scorpion Trinity 2.7. A versão estável atual é Q4OS 3.14 Centaurus e a imagem não chega a 450 MB, porém não possui live-USB, é apenas para instalação.

Trisquel GNU Linux por pouco não entrou no teste, a versão 9 LTS Etiona Sugar Toast tem 1,1 GB.

LXLE de 32 bits tem 1,3 GB

O Peppermint 10 Respin com 32 bits tem 1,46 GB. 

MX Linux 19.4
 tem suporte a 32 bits, porém a imagem tem 6 GB.

Kali Linux tem algumas opções com suporte a 32 bits.

Caso tenha interesse em fazer um pendrive com múltiplos sistemas operacionais, por linha de comando, uma opção é o MultiOS-USB.

As distros que encontrei, preenchem os requisitos citados acima e que testarei são:


2 comentários:

  1. Talvez vc queira dar uma experiementada em algum BSD, que tem bom suporte para 32-bit. O problema é que a maior parte deles vai oferecer uma interface gráfica muito básica e não vem com programas padrão para usuários final (como um navegador, por exemplo), exigindo um pouco mais de trabalho do que uma distribuição Linux já pensada para o usuário final.

    ResponderExcluir