Print screen de seleção de idioma da instalação do Haiku OS |
Depois de baixar a imagem do Haiku OS e gravar uma imagem ISO usando o Terminal, e após testar por algum tempo em live-USB é a vez de instalar em um notebook antigo, o Compaq Presario C770BR com 120GB de HD e 2 GB de RAM, e se suprir minhas necessidades diárias no futuro posso coloca-lo em dual boot com meu Parrot.
Print de parte dos Termos de instalação do Haiku OS |
Antes é preciso entender que o Haiku OS usa um sistema de arquivos diferente, é o Be File System, então no PC em que será instalado é necessário antes de tudo preparar uma partição exclusivamente para o sistema derivado do BeOS, para evitar a mensagem de erro do instalador.
Print screen de erro quando não se encontra uma partição formatada para o Be File System |
Depois de preparar a partição com um live-USB de uma distribuição GNU/Linux utilizando o GParted, reparei que nem mesmo essa ferramenta formata para o Be File System, então acabei escolhendo o NTFS como formato, para depois formatar na instalação.
Ao clicar no botão Configurar Partições, abre o Gestor de Discos, é possível formatar para o Be File System, depois de selecionada a partição que receberá o Haiku OS basta confirmar e depois "reconfirmar" que deseja formatar e aguardar até aparecer a mensagem de que foi concluído o processo, e pode ser verificado o formato no próprio Gestor de Discos.
Na parte superior o Gestor de Discos antes e depois da formatação, e abaixo as mensagens emitidas durante o processo. |
Assim que finalizada a partição, volta ao instalador e na caixa de seleção Para: basta selecionar o local, no caso um HD de 120 GB e para garantir todas as opções e selecionar todos os pacotes opcionais.
Print Screen do instalador do Haiku OS onde é selecionada a partição a ser instalada e os opcionais |
Após acabar de instalar a versão em pt-br do Haiku OS, a primeira coisa que deve ser feita é atualizar tudo que for possível. Na primeira atualização foram 27 pacotes, realizei a atualização enquanto estava conectado pelo wi-fi, depois de concluídas o sistema solicita o reinicio para completar o processo.
Prints das caixas de dialogo da primeira atualização do Haiku OS e o aviso para reiniciar o sistema |
A segunda e última atualização contava com 72 pacotes.
Segunda atualização com 72 pacotes |
O Haiku OS sem nenhum programa aberto consome menos de 300 MB de RAM, segundo o Acerca do Sistema.
Em Sobre o Sistema é possível verificar o consumo de memória RAM pelo sistema |
O HaikuDepot é similar a uma loja de aplicativos e um detalhe que pode fazer a diferença é somente abrir depois de conectado na rede, pois assim consegue atualizar os repositórios.
Mensagem de erro ao abrir o HaikuDepot enquanto o computador estava offline |
Existe a possibilidade de alterar o local da DeskBar, para isso basta ir no canto do relógio e passar o mouse até o local ficar "escuro", mantém clicado e arrasta até o local desejado, se manter nas bordas da tela fica apenas meia barra, para ficar como o da imagem basta arrastar até "preencher" a área desejada.
Na esquerda DeskBar original, ao centro detalhe de onde clicar para mover e na direita fixado como rodapé |
Para alternar entre os programas abertos, ao invés de se usar as teclas Alt + Tab, no Haiku OS usa-se Ctrl + Tab, inclusive o clássico Ctrl+C e Ctrl+V (copiar e colar) é substituído por Alt+C e Alt+V.
É diferente ver que ao transferir arquivos não exibe o tamanho total destes, mas exibe a quantidade e a velocidade, além de uma bela barra de progresso e outros detalhes interessantes.
Transferência de diversos arquivos de imagem para uma mídia externa, no caso um pendrive |
Caso tenha se interessado pelo Haiku OS, estou redigindo um outro texto sobre os navegadores disponíveis no HaikuDepot e outras observações que surgirem.
Print screen do HaikuDepot com os navegadores em destaque |
Talvez se interesse também pelas minhas primeiras impressões sobre o Haiku OS - parte 1.
Achei a parte da criação de partição do instalador pouco intuitiva. Quebrei a cabeça pra instalar o meu e até achei um bug. De resto a instalação foi mto boa.
ResponderExcluirTambém achei, por isso usei o GParted. Fiquei curioso sobre o bug que encontrou.
Excluir