sexta-feira, 11 de junho de 2021

Haiku OS - Instalação e Atualização - parte 2

Print screen de seleção de idioma da instalação do Haiku OS


Depois de baixar a imagem do Haiku OS e gravar uma imagem ISO usando o Terminal, e após testar por algum tempo em live-USB é a vez de instalar em um notebook antigo, o Compaq Presario C770BR com 120GB de HD e 2 GB de RAM, e se suprir minhas necessidades diárias no futuro posso coloca-lo em dual boot com meu Parrot


Print de parte dos Termos de instalação do Haiku OS


Antes é preciso entender que o Haiku OS usa um sistema de arquivos diferente, é o Be File System, então no PC em que será instalado é necessário antes de tudo preparar uma partição exclusivamente para o sistema derivado do BeOS, para evitar a mensagem de erro do instalador.


Print screen de erro quando não se encontra uma partição formatada para o Be File System

Depois de preparar a partição com um live-USB de uma distribuição GNU/Linux utilizando o GParted, reparei que nem mesmo essa ferramenta formata para o Be File System, então acabei escolhendo o NTFS como formato, para depois formatar na instalação.

Ao clicar no botão Configurar Partições, abre o Gestor de Discos, é possível formatar para o  Be File System, depois de selecionada a partição que receberá o Haiku OS basta confirmar e depois "reconfirmar" que deseja formatar e aguardar até aparecer a mensagem de que foi concluído o processo, e pode ser verificado o formato no próprio Gestor de Discos.


Na parte superior o Gestor de Discos antes e depois da formatação, e abaixo as mensagens emitidas durante o processo.


Assim que finalizada a partição, volta ao instalador e na caixa de seleção Para: basta selecionar o local, no caso um HD de 120 GB e para garantir todas as opções e selecionar todos os pacotes opcionais.


Print Screen do instalador do Haiku OS onde é selecionada a partição a ser instalada e os opcionais


A instalação é muito mais rápida que qualquer outro sistema que eu tenha presenciado.

Após acabar de instalar a versão em pt-br do Haiku OS, a primeira coisa que deve ser feita é atualizar tudo que for possível. Na primeira atualização foram 27 pacotes, realizei a atualização enquanto estava conectado pelo wi-fi, depois de concluídas o sistema solicita o reinicio para completar o processo.


Prints das caixas de dialogo da primeira atualização do Haiku OS e o aviso para reiniciar o sistema

A segunda e última atualização contava com 72 pacotes. 


Segunda atualização com 72 pacotes


Haiku OS sem nenhum programa aberto consome menos de 300 MB de RAM, segundo o Acerca do Sistema.


Em Sobre o Sistema é possível verificar o consumo de memória RAM pelo sistema


O HaikuDepot é similar a uma loja de aplicativos e um detalhe que pode fazer a diferença é somente abrir  depois de conectado na rede, pois assim consegue atualizar os repositórios.


Mensagem de erro ao abrir o HaikuDepot enquanto o computador estava offline 


Existe a possibilidade de alterar o local da DeskBar, para isso basta ir no canto do relógio e passar o mouse até o local ficar "escuro", mantém clicado e arrasta até o local desejado, se manter nas bordas da tela fica apenas meia barra, para ficar como o da imagem basta arrastar até "preencher" a área desejada.


Na esquerda DeskBar original, ao centro detalhe de onde clicar para mover e na direita fixado como rodapé

Para alternar entre os programas abertos, ao invés de se usar as teclas Alt + Tab, no Haiku OS usa-se Ctrl + Tab, inclusive o clássico Ctrl+C e Ctrl+V (copiar e colar) é substituído por Alt+C e Alt+V. 

É diferente ver que ao transferir arquivos não exibe o tamanho total destes, mas exibe a quantidade e a velocidade, além de uma bela barra de progresso e outros detalhes interessantes.


Transferência de diversos arquivos de imagem para uma mídia externa, no caso um pendrive



Caso tenha se interessado pelo Haiku OS, estou redigindo um outro texto sobre os navegadores disponíveis no HaikuDepot e outras observações que surgirem.


Print screen do HaikuDepot com os navegadores em destaque

Talvez se interesse também pelas minhas primeiras impressões sobre o Haiku OS - parte 1.

Este não foi o único sistema operacional que testei, alguns outros foram:

2 comentários:

  1. Achei a parte da criação de partição do instalador pouco intuitiva. Quebrei a cabeça pra instalar o meu e até achei um bug. De resto a instalação foi mto boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, por isso usei o GParted. Fiquei curioso sobre o bug que encontrou.

      Excluir