segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Linux 32 Bits (1/5)

Estou fazendo alguns testes que estão para serem publicados durante fevereiro, escolhi algumas distribuições Linux 32 bits para uso em modo live (a distro roda direto na RAM, sem a necessidade de instalação) no meu netbook, que tem um processador Atom de 1,6GHz e 2 Gb de RAM.

Imagem 1 - Meu amado netbook na CPBR11 

Para me ajudar na escolha, fui em um dos sites que conheço sobre linux que é o Distro Watch, e foi através dele que conheci algumas, então nada mais justo que usá-lo para ponto de partida destas publicações. No DistroWatch Search Page (imagem 2) é possível utilizar uma ferramenta com filtros de busca e selecionar qual seria a mais adequada para seu uso, com opções que vão desde a origem (BSD, Linux, Solaris ou outros), interface gráfica (GUI), até o status, se ela continua em atividade ou se já foi descontinuada.
Tem algumas distros que nunca testei por postergação, ia apenas adicionando alguns sites com listas de links para segurança, linux compactos, e outras, no favoritos do navegador, até que me animei para fazer estes testes e limpar minha lista de favoritos.

Imagem 2 - Prints das telas de procura do DistroWatch.com com as opções de filtros para escolha

Desde que tinha apenas o meu netbook como portátil, uso um cartão SD para testar algumas distros. A vantagem de um cartão SD é que ao contrário do pendrive, fica bem mais discreto e não se corre o risco de "esbarrar" com o volume extra em algum local.
Muitas distribuições como o Ubuntu e o Parrot abandonaram suas versões de 32 bits, por isso quem tem um PC mais modesto e quer um sistema operacional que ainda seja atualizado, tem cada dia menos opções. Escolhi algumas que me chamaram atenção e aproveitei para testa-las , em modo "Live SDCard" (sistema roda na memoria RAM do computador, sem necessidade de instalação), o que rendeu uma série de postagens, sendo esta a primeira.

Imagem 3 - Terminais abertos no Backbox (esquerda), Debian (centro) e Xenialpup (direita)

Para ilustrar e obter informações úteis usei alguns comandos de terminal nos testes:

pwd - diretório atual
df - uso do disco com suas partições e porcentagem de uso
free - uso de memória e swap
uname -a - Qual a versão da distro, kernel nome da máquina e arquitetura do sistema operacional
uptime - tempo que a máquina esta ligada, usuários conectados e carga média
whoami - identifica o usuário atual
echo $XDG_CURRENT_DESKTOP - saber a interface gráfica usada

Lembrando que o terminal é case sensitive (faz diferença entre maiúsculas e minusculas), fique atento. Para quem quer aprender ou praticar um pouco mais de linha de comando sugiro ver alguns comandos básicos ou se quiser mais pode testar com mais de 500 comandos.
Como tenho bastante interesse no assunto de privacidade e segurança, farei depois um teste só com distros 32 bits que focam nesta área, desde já aceito sugestões nos comentários.
ParrotSubgraph OSBlackArchQubes OSDiscreet LinuxCAINEKodachi, e PureOS não dão suporte para 32 bits.

As outras 4 partes são:



Nenhum comentário:

Postar um comentário