segunda-feira, 7 de junho de 2021

Haiku OS

Área de trabalho do Haiku OS logo ao iniciar pela primeira vez


Haiku OS é um sistema operacional de código aberto focado em computadores pessoais, derivado do BeOS. Diferente do teste que fiz do Kolibri OS que foi bem superficial, a intenção dos testes com o Haiku OS é de aprofundar um pouco mais, pois um grupo que faço parte, o ABC Makerspace tem a intenção de ajudar de alguma forma nas correções do sistema. Testei o Haiku OS em um live-USB com a versão Haiku shredder 1 hrev54154+111, usei em um netbook bem antigo e em um ThinkPad T410.



Haiku no netbook com a tela de informações do sistema e um terminal aberto com alguns comandos básicos



Um dos diferenciais é que o menu no modo gráfico pode ser acessado no canto superior direito, na imagem da pena azul, e a partir desta explorar até encontrar a aplicação necessária.



Menu do modo gráfico com as aplicações que vem por padrão, este esta em pt-br



Uma excelente noticia para quem deseja testar o Haiku OS é que existe a versão em português do sistema.Existem diferenças, ao menos na versão live-USB que testei, de acordo com o idioma selecionado, na versão em inglês existem mais programas disponíveis, como o Telegram Desktop.



Prints do Haiku OS, na esquerda em inglês e na direita em português, acima seleção de idiomas e abaixo HaikuDepot




Ao se plugar um pendrive no Haiku OS ele reconhece automaticamente e questiona de que forma deseja montar o volume, se em modo de leitura/escrita ou somente leitura.



Opções de montagem de mídia removível, no caso um pendrive




O modo de clicar e arrastar não funcionou nesta versão (32 bits em pt-br), então um modo de transferir os print screens que tirei e salvar em um segundo pendrive foi o método de clicar com o botão direito do mouse e selecionar copiar para, para então selecionar o volume escolhido.



Selecionando uma imagem para salvar em um pendrive.


Para desmontar o pendrive antes de retirar, basta clicar com o botão direito sobre o ícone e depois selecionar Desmontar, ou selecionar diretamente o atalho de teclado com  a tecla Alt + U. Abrindo o explorador de arquivos no modo gráfico é possível ver mais detalhes dos arquivos.



Na parte superior como desmontar o pendrive, e na inferior o explorador de arquivos



Não me recordo o motivo de ter apresentado a mensagem de erro, mas na hora me lembrei da música do Capone - Street's Favorite, pra quem não conhece é a música dos memes "Oh no, oh no, oh no no no no". Das opções apresentadas é incentivado a selecionar a opção de debugar o erro, porém não funcionou no modo live.


Mensagem de erro e na direita a opção que é incentivada, para debugar o erro




Por padrão o navegador é o WebPositive e os opcionais no HaikuDepot são o Otter Browser e o NetSurf. O WebPositive infelizmente apresentou problemas para navegar YouTube, mas outros sites funcionaram e como estava usando a versão live-USB apresentou erro ao tentar instalar o Otter Browser. Outro navegador para testar (sugerido aqui nos comentários) o BeZilla. Um detalhe para ficar atento ao usar o WebPositive ou qualquer outro navegador são as dimensões da tela, pois mesmo em tela cheia o navegador não ocupa a area toda.



No sentido horário, prints do WebPositive com YouTube, Globo, este blog e por último o Otter Browser no HaikuDepot



Na versão live-USB foi possível mudar a resolução da tela. Entra na tela de debug apesar de não concluir a ação. No netbook não reconheceu a placa de wi-fi, entretanto no ThinkPad conecta de primeira e ainda te dá a opção de armazenar a senha. Por padrão como jogo vem o Sudoku mas existem outros no HaikuDepot, e rodam vários aplicativos sem dar problemas.



No sentido horário configuração do monitor, tela de debug, vários app abertos e por último conexão no wi-fi


Existe um programa para desenho simples e ate um especifico para contatos, a parte de configuração de redes separa a parte cabeada do WiFi, e ainda existe a possibilidade de se usar 4 areas de trabalhos.


Prints com diversos programas abertos para testes do Haiku OS




Apesar de o navegador WebPositive apresentar erros para tocar os vídeos no YouTube, existe a possibilidade de assistir pelo programa QMPlay2 conforme é apresentado por volta de 1h40min do vídeo Haiku OS, o sistema MAIS RÁPIDO DO MUNDO!.

Por curiosidade entrei na minha conta do google, para ver como seria identificado, e o google identificou erroneamente como um Mac.

Alerta de login da conta google



Este não foi o único sistema operacional que testei, alguns outros foram:

2 comentários:

  1. Legal! Difícil ver algum comentário em português sobre esses assuntos... você chegou a testar o navegador BeZilla que existe no Haiku Depot? É um fork do antigo Mozilla. Não cheguei a testar, mas talvez funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Ainda não tinha testado por ter feito apenas por Live-USB, mas nesta semana vou instalar em um note e ai conseguirei instalar mais programas

      Excluir