terça-feira, 26 de julho de 2022

RoadSec 2022 #roadsec



Sétima edição da RoadSec SP que participo, ou seja todas, nas duas primeiras fui sozinho e relembrei em RoadSec 2014-2015, depois em grupo com o ABC Makerspace na área de comunidades em RoadSec 2016-2019.


Me apresentando para o pessoal na RoadSec 2022


A área de comunidades desta vez tinha 5 mesas, e a maioria dos slots de atividades ficaram com o período de 1 hora para execução, a localização era próximo do Palco Principal.


Montagem com mapa, localização e horário da atividade - Fonte mapa: Roadsec


Depois da atividade da comunidade Boitatech, foi a vez do ABC Makerspace e o tema da atividade ficou sob minha responsabilidade e falei sobre o ATtiny85 (Digispark) e alguns de seus usos em segurança da informação.



O ABC Makerspace foi uma das comunidades na RoadSec 2022 - Reprodução: RoadSec


Para tentar chamar a atenção do pessoal o título da atividade foi "Como usar o menor arduino do mundo (Digispark-ATtiny85) na segurança da informação". O mesmo é erroneamente chamado de arduino, muitos confundem pois ele também pode ser programado pelo Arduino IDE, assim como o ESP32, ESP8266, etc.


Breve descrição do ABC Makerspace e atividade na RoadSec 2022 - Reprodução: RoadSec


A descrição da atividade foi "Apresentaremos a placa Digispark (ATtiny85), como configurar o ambiente para programá-la e execução de alguns scripts". Depois de me apresentar e também o ABC Makerspace foi a vez do ATtiny85 (Digispark). 


Programação da RoadSec 2022 com o ABC Makerspace - Reprodução: RoadSec


A apresentação foi baseada nos posts HH - Digispark (62) e Digispark - parte 2 (246), com os tipos disponíveis, diferenças de conexão, um pouco das vantagens e desvantagens em relação com outras plaquinhas, alguns usos úteis relacionados com segurança da informação além do Ruber Ducky genérico e alguns experimentos recentes. 


Algumas fotos da apresentação na área de comunidades da RoadSec 2022




Ainda deu tempo de conversar com muitos colegas na volta do almoço, e até conversar um pouco com o Gustavo Ferrarezi e o Rafael do canal Labz, pena que o horário da apresentação coincidia com a minha, mas aguardo sair no canal da RoadSec. E o Julio Della Flora também se juntou a conversa, para os que como eu não conseguiram ver a palestra do Julio ao vivo, ela pode ser vista em Hardware Witchcraft: Roadsec 2022.



Julio Della Flora, eu, Gustavo Ferrarezi e Rafael do canal Labz



Mais fotos do evento podem ser encontradas no álbum do facebook do ABC Makerspace. Foi a primeira vez que não fiquei para ver os shows, as atrações não se enquadraram no meu gosto musical e como estava cansado preferi não ficar até o final das apresentações musicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário