Como neste mês de abril temos dois finais de semana com feriado prolongado, deixo aqui uma pequena lista com documentários relacionados com a tecnologia da informação, segurança da informação, etc.
Hackers in Wonderland - 2000
Documentário focado na cena hacker de 2000 no Reino Unido. Entre as participações tem o Marc Rogers (Cyberjunkie), que foi responsável pela parte técnica da série Mr Robot, e esteve na Roadsec SP em 2016, onde apresentou a palestra Hacking Hollywood. No youtube é possível assistir com as legendas em pt-br. Assisti em maio de 2020.
Hackers Wanted - 2009
Documentário focado no hacker Adrian Lamo, mas com diversas participações de outros hackers. Explica alguns termos básicos como os black/white/gray hats. No youtube é possível encontrar a versão do diretor, sem legendas. Assisti em maio de 2020.
Google and the World Brain - 2013
Documentário sobre o projeto do Google de digitalizar todos os livros do mundo, e algumas de suas possíveis intenções por trás de uma ação aparentemente altruísta. Conta com o depoimento de diversos responsáveis por algumas das maiores bibliotecas do mundo. Cita o Project Gutenberg, que inclusive pode se encontrar o conto do H. G. Wells - World Brain (1938), onde se baseia a ideia do doc. Conta um pouco da origem do O.C.R. e do Internet Archive. Assisti em fevereiro de 2020.
The Hacker Wars - 2014
Documentário que acompanha 3 historias em paralelo. Sendo a condenação e prisão de Weev. Barrett Brown, de jornalista a porta voz do Anonymous, ate sua prisão, e passando pela criação do Project PM, que expôs entre outras coisas o TrapWire no Gifiles. Jeremy Hammond, desde sua participação na DEFCON ate sua prisão. Com participações de Glenn Greenwald e Thomas Drake, e aparição do Sabu, ex LulzSec. Assisti em fevereiro de 2020.
O Menino da Internet - A História de Aaron Swartz - 2014
Reassistindo depois de alguns anos percebi muitos detalhes técnicos que não sabia na época do lançamento. Se você já usou software livre, reddit, etc, precisa conhecer a história do Aaron Swartz, que era a favor de compartilhar o conhecimento. É possível assistir gratuitamente e legalmente pelo Libreflix.
The Thread - 2015
Documentário sobre o atentado da maratona de Boston em 15 de abril de 2013 e como as mídias sociais ajudaram a solucionar este caso. Começando por uma thread no Reddit, e o envolvimento do Buzzfeed.
Silicon Cowboys - 2016
Documentário da história da Compaq, recomendo principalmente para os que gostam da história da computação ou retrocomputação.
Lo and Behold: Reveries of the Connected World - 2016
O começo é muito interessante pra quem curte retrocomputação, apresentando o primeiro dispositivo usado para acesso a internet e computadores antigos, enquanto perto do fim o mostra futebol de robôs.
Documentário da matemática Hannah Fry, sobre dados. Entre tantos assuntos cita William Farr e seu estudo sobre doenças, LEO (Lyons Electronic Office) o primeiro computador para uso comercial, Claude Shannon criador do conceito de bits, Donald Davies pacotes, Bristol como smart city, experimento da casa pela Sphere que tem 100 casas espalhadas pela cidade.
Zero Days - 2016
Já não é mais uma teoria da conspiração, tornou se realidade alguns anos atrás, para ser exato em 2010, quando foi descoberto que "vírus de computador" agora afeta diretamente também o mundo físico. Um documentário focado no descobrimento do Stuxnet, com depoimentos dos profissionais responsáveis pela sua divulgação e como foi o processo até encontrarem uma solução. Posso recomendar a leitura Contagem Regressiva até Zero Day – Stuxnet e o Lançamento da Primeira Arma Digital do Mundo - Kim Zetter, e tem também o SegInfoCast episódio 34.
Ashley Madison: Sex, Lies & Cyber Attacks - 2016
Documentário sobre Noel Biderman e os vazamentos de dados da rede social Ashley Madison que é recomendado para quem quer ter um encontro "discreto". É possível encontrar no YouTube, porém sem legendas. São apenas 46 minutos. Interessante ver que o site já havia sido avisado sobre falhas e não deram atenção, a falha citada foi a de cross-site scripting. Citam o uso de fembots. No documentário existem apenas especulações, pois até a finalização deste não haviam encontrado os culpados e nem descoberto como foram feitos o vazamentos. Site de traição cresce mais entre mulheres no Brasil.
Nothing to Hide - 2017
Documentário que pode ser assistido na integra no YouTube ou no Vimeo, com licença Creative Commons. Entre as diversas partes interessantes deste doc, destaco a parte que 2 pessoas analisam os metadados do "Mister X" sem saberem nada sobre ele, e no final fazem uma apresentação para o próprio, que fica estupefato com o que sabem sobre ele, tem inclusive uma cena pós credito mostrando um pouco mais sobre estas descobertas. Assisti em fevereiro de 2020.The Panama Papers (2018)
Documentário sobre um dos maiores vazamentos de informações, que envolveu o nome de muitas pessoas, desde atores de Hollywood, passando por jogadores de futebol e diversos politicos, inclusive brasileirosJunho. Mossack Fonseca é o nome do escritório envolvido, partindo de uma investigação da ICIJ, que ganhou o premio Pulitzer por essa empreitada. O Brasil é mencionado aos 48 minutos, dizendo que 2/3 dos politicos tem seus nomes citados no Panama Papers. Trump é citado mais de 3000 vezes nos documentos.
Alguns nomes envolvidos na produção deste documentário são Luke Harding, autor do livro "Os Arquivos Snowden" e Laura Poitras que também fez Citizenfour sobre o Snowden, ambos citados aqui anteriormente. Assisti em março de 2019
The Great Hack - 2019
Documentário sobre a Cambridge Analytica, com ex funcionários explicando o surgimento da empresa e inclusive alguns casos que trabalharam, como o Brexit, eleição do Donald Trump em 2016. Recomendo muito para o pessoal que tem interesse em segurança da informação e privacidade. Assisti em julho de 2019.
Apesar desta matéria “The Great Hack” is a misinformed documentary about misinformation
Documentário do canadense muito interessante, focado na luta da comunidade hacker do Canadá contra a vigilância em massa, de pouco mais de uma hora, em inglês e alguns trechos em francês. Destaco aqui alguns pontos para conhecer melhor como as conferencias HOPE (Hackers On Planet Earth) e a NSEC, o projeto ThinkPenguin, SubGraph OS, Tor, capa de celular Privoro, entre diversos outros assuntos muito interessantes.
After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News - 2020
Pode ser traduzido como "Pós verdade: desinformação e o custo das fake news", documentário sobre algumas consequências das fake news, nos casos do Pizzagate, assassinato de Seth Rich, Mark Zuckenberg na audiência do senado americano, Uma fala interessante de Jack Burkman foi que as fake news são uma arma de guerra.The Perfect Weapon - 2020
Documentário da HBO de 90 minutos sobre ciberataques efetuados por nações. É levantada a hipótese sobre o uso do Nightstand para a inserção do Stuxnet na usina iraniana, e depois seguindo uma linha do tempo com o ataque a Sands Corp, o caso do filme The Interview, que ocasionou no ataque à Sony, o caso do vazamento do DNC pelo Wikileaks, passando também pelo NotPetya e WannaCry.
O Dilema das Redes - 2020
Documentário mostrando o que a população em geral não consegue visualizar quando se usam as redes sociais. Depoimentos de profissionais que trabalharam em muitas das redes sociais, expondo alguns detalhes desconhecidos. Tem inclusive a participação do autor Jaron Lanier, que escreveu o livro Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais.
Julian Assange - Revolution Now - 2020
Documentário sobre o fundador do Wikileaks, desde a juventude dele como um hacktivista envolvido com o worm WANK (Worms Against Nuclear Killers), passando pelo Wikileaks e seu longo asilo politico na embaixada do Equador na Inglaterra (7 anos e meio), até como mudaram as acusações para espionagem baseados em uma lei americana de 1917. Tudo para extraditar Assange para os Estados Unidos. Caso queira ver mais sobre ele, recomendo Filmes (Cinebiografias) de Julian Assange.
Shiny_Flakes: The Teenage Drug Lord - 2021
Documentário que conta a história de Maximilian Schmidt, o jovem alemão que serviu de inspiração para a série Como Vender Drogas Online (Rápido). Tem entrevistas com versão dele e da policia. Legal ver que o cara dava mimos para seus clientes, como os ursinhos de goma, uma ação simples e que repercutiu muito. O site era na internet convencional diferente da série. A história se passou em Leipzig, e replicaram até o quarto de onde ele "abriu" a loja.
Fake Famous - 2021
Documentário da HBO sobre como é possível "fabricar famosos" e inflar os números de seguidores e engajamento nas redes sociais. Mostra diversos truques para fotos "glamourizadas", foi feito antes da pandemia com 3 pessoas que tiveram reações bem diferentes e refletiu nos resultados finais. O interessante é que mostra como é possível usar para favorecer até políticos.
Caso tenha gostado e queira saber sobre mais coisas que assisti, ou apenas ver sugestões, confira em:
2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário