Já tinha um texto aqui de outubro de 2016 dos Seriados de Tecnologia (189) com 9 sugestões, depois um exclusivo The Code - Australia - Temporada 1 e 2 (59),
Alguns posts com pessoas de destaque como Filmes (Cinebiografias) de Julian Assange,(86), e ainda Filmes (Cinebiografias) e livros - Edward Snowden (54), além de uma lista de filmes para se preparar para a CriptoRave 2020 - em casa.
Neste post eu separei:
_ 6 Séries Fictícias
_ 7 Séries Documentais
Séries Fictícias
StartUp
Assisti por indicação de um grupo de T.I. no telegram. Tem alguma coisa de TI no enredo ( criptomoedas, deepweb, etc.), mas não é só isso, tem muita violência, máfia russa, gangue de haitianos,e tudo isso ambientado em Miami. O enredo é bom, e são apenas 10 episódios por temporada sendo 3 no total. Foi ao ar entre 2016 e 2018.
Assisti pela curiosidade de ver como seria o tratamento das ameaças virtuais e até que vale a pena. Mostra um stalker descobrindo muitas coisas sobre seu alvo através de redes sociais. Além de ser uma boa série espero que faça o pessoal pensar sobre a superexposição em redes sociais. A narração feita na série pelo stalker, falando sobre seus pensamentos me lembrou do Dexter. Foram 10 episódios por temporada. Na segunda temporada tem um novo ambiente, desta vez em Los Angeles. Um bom entretenimento, a própria série ri de si ao citar que parece Dexter. Já foram 3 temporadas.
How To Sell Drugs Online (Fast)
Série alemã com apenas 18 episódios de 30 minutos divididos em 3 temporadas. Excelente para assistir em uma tarde. Interessante ver o uso do navegador TOR sendo explicado como passes de futebol. Um típico nerd perde a namorada, que estava em intercâmbio nos Estados Unidos por um ano, e lá conheceu muitas coisas, entre elas o ecstasy. Então o nerd e seu melhor amigo decidem vender ecstasy pela "darknet" Assisti em junho de 2019.
Vítimas Digitais - S01
Série nacional co-produzida pelo GNT, com apenas 7 episódios inspirados em histórias reais. O elenco conta com alguns atores famosos como Débora Falabela, Carol Oliveira, Marcos Veras e Luis Lobianco. Intercala alguns depoimentos de especialistas como perito criminal, antropólogos, psicólogos, e pessoal de algumas organizações como Sexlog e ONG Marias da Internet. Nos 6 primeiros episódios as vitimas são mulheres, apenas no sétimo a vitima é um homem. [+]. Tem desde o porn revenge, estupro em encontro de app, até identidade falsa. Assisti em janeiro de 2020.
Pine Gap - S01
Mini série australiana em apenas 6 episódios, recomendo se gosta de espionagem e tramas politicas internacionais. O final do primeiro episódio me fez recordar o que aconteceu no ataque do Stuxnet, mesmo sendo um sistema isolado da internet foi possível ataca-lo por dentro. S01E03 de Pine Gap por volta dos 35 min, é usada a mesma senha da porta no PC, conforme o personagem Rudi descobre. A ASIO ( Australian Security Intelligence Organisation) é similar a NSA. A base de Pine Gap é real e faz parte do grupo Five Eyes.
Mini série em 6 episódios. Fiquei curioso por ser uma produção da HBO Europe, da Romênia e Alemanha, com uma sinopse falando sobre hackers, até o nome parecia legal, além de não conhecer a lingua romena, mas infelizmente não gostei, achei muito sem graça, as partes das "hackudagens" são pouquíssimas e muito ruins. Talvez como passatempo divirta outras pessoas.
Séries Documentais
Documentário dividido em duas partes, sendo a primeira mostrando as empresas "disruptoras" como a Rainbow Mansion, o Uber, Airbnb, Starsky Robotics (automação caminhão-encerrada), Enlitic (diagnósticos medicinais), Y Combinator (incubadora) e suas consequências no mundo real, como os protestos ao redor do mundo e a sonegação de impostos. Enquanto o segundo mostra a verdade por trás da "glamourização" de promessas de um mundo melhor. Recomendo para os amantes de tecnologia e curiosos em geral.
Inside Bill's Brain: Decoding Bill Gates
Uma mini-série documental sobre a vida de Bill Gates, em apenas 3 episódios de quase 1 hora cada. Faz um paralelo entre a vida dele no passado e a vida atual, de filantropo, legal para quem tem curiosidade sobre o que ele faz atualmente e muitas coisas que ele fez quando era mais jovem, Cada episódio foca em um dos desafios dele atualmente, sendo sobre "saneamento", eliminação da poliomelite e geração de energia limpa. Nunca me imaginei admirando-o, mas sou obrigado a reconhecer os feitos dele tanto no mundo da tecnologia, quanto atualmente na fundação que co-criou com sua esposa. Assisti em setembro de 2019.Don't F**k with Cats: Hunting an Internet Killer - S01
Classificaria como um documentário que ficou muito grande e dividiram em 3 episódios de quase 1 hora cada, para ficar acessível, afinal esta na Netflix, com uma edição muito bem feita. Assisti com a indicação de verificar como são usadas algumas ferramentas em uma investigação, e acabei gostando. Algumas das ferramentas usadas foram o TinEye (busca de imagens reversa), Flight Radar (acompanhar voos), Google hacking, Google Street View, entre muitas outras. Assisti em fevereiro de 2020. Como extra Don't F**k With Cats | Luka Magnotta: O assassino de gatos que matou uma pessoa | Netflix Brasil
Spycraft - S01
Uma mini série documental de 8 episódios que mostra várias ferramentas usadas no arsenal de espiões, com imagens destes dispositivos e algumas até explicando com um pouco mais de detalhes. Em breve vou fazer um post somente para comentar alguns assuntos relacionados com segurança da informação que a série aborda.
The Age of A I - S01
Uma série documentário do YouTube, em 8 episódios de aproximadamente 30 minutos cada, apresentada pelo Robert Downey Jr, e com legendas em português, aberta para o público. Alguns assuntos citados sao BabyX, ElectroMyoGraphy, proteses, avatar do Will I Am. robo Shimon. No 3 tem o C-Thru, no 4 Realbotix, Xiaoice, Girl Coded, Simsensei, RoboRace, No 5 AI Space Factory.fazendas holandesas, SpaceX, no episódio 6 TuSimple, LIDAR, LBCT, OCR, RoboHub Waterloo, no 7 Mara Elephant Project, NotCo, Pacific Northwest Seismic Network, Descartes Labs Inc e no 8 SETI Institute, Sanctuary AI.
The Billion Dollar ©ode - S01
Mini série alemã com apenas 4 capítulos baseada em fatos. Um grupo do Chaos Computer Club forma uma startup para lançar o TerraVision na década de 90, e alguns anos depois vêem semelhança no funcionamento do Google Earth, e entram com uma ação juridica de quebra de patentes contra a Big Tech Google. Excelente para debater sobre licenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário