domingo, 8 de setembro de 2019

Post comemorativo 10 anos



Neste mês comemoro 10 anos da minha primeira postagem neste blog, para ser mais exato dia 8 de setembro de 2009, que a principio servia como uma "pré-nuvem" para cadastrar as informações de alguns equipamentos de iluminação que tenho, sendo que o primeiro era apenas uma foto e o modelo do estrobo que eu tenho.
Depois esporadicamente, quando me lembrava que tinha esse blog e tinha disposição em escrever, acabava saindo um post.
Com a nova casa do ABC Makerspace, o processo de montagem do Wikilab e minhas idas ao Fab Lab Livre de São Paulo (especialmente a unidade do Heliópolis), me despertou o interesse em registrar algumas dessas visitas, isso em 2017, mas ainda assim não tinha uma periodicidade regular.
No final de janeiro decidi uma meta de pelo menos 1 postagem por mês, vi que tinha como fazer mais e estou tentando fazer 1 a cada 10 dias, mas como visto em agosto, nem sempre funciona.
Agora deixo aqui uma lista de algumas postagens que recomendo a leitura, sendo alguns populares, outros nem tanto, mas que deram trabalho para coletar as informações e acho que valem a sua leitura.

Um dos meus livros favoritos na infância era o antigo Atlas Geográfico Melhoramentos (da capa preta), que influenciou muito neste interesse por mapas e no Open Street Map (OSM).
Fonte da imagem https://itsfoss.com/end-of-32-bit-linux/

Muitas distribuições linux estão abandonando o suporte aos antigos PCs de 32 bits, como tenho um netbook com configuração bem modesta, que não pretendo me desfazer devido o valor sentimental, fiz testes com algumas distribuições Linux de 32 bits, e compartilho aqui a minha opinião sobre estas:
Fiz alguns dos Cursos de Curta Duração no FabLab Livre SP do Heliópolis, que são gratuitos, precisando apenas de um cadastro no site para se inscrever. 
Depois com os conhecimentos adquiridos nos cursos, ajudaram muito para a Saga do Wikilab, com os nomes dos apoiadores que foram gravados nos arcos que estão fixados nas paredes do Wikilab, para isso foram realizados 3 testes (teste1teste2 e teste3), antes de gravar os nomes nos 2 conjuntos de arcos (arcos1 e arcos2).

As recompensas do Wikilab também foram prototipadas e feitas no FabLab do Heliópolis, como o chaveiro (prototipagem e resultado final) e o MiniWikiLab, que foi alterado algumas vezes, para chegar na versão final:


Ainda fiz um totem para o Wikilab no FabLab (27), iniciei Fazendo um Minieu (49) e fiz alguns Testes com OSB - Cadeira Valovi(24)alem de visitar outras unidades do FabLab Livre SP como o da Galeria Olido.

Eventos que participei neste ano, e consegui algum material para compartilhar:


Alguns posts populares ou que deram um bom trabalho de pesquisa, foram:
Como eu fazia uma relação mensal de filmes/animações/seriados assistidos no facebook, e pretendo usar menos as redes sociais de modo geral, migrei a lista para o blog, e aqui compartilho o que eu assisto mensalmente, inclusive para me lembrar do que vale ser revisto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário