segunda-feira, 13 de maio de 2019

Robótica com Arduino

No sentido horário, lado direito, esquerdo, traseira e dianteira do robô controlado por bluetooth 

Veremos algumas coisas básicas que podemos aprender para iniciar a construção de um robô comandado pelo celular, usando softwares livres. A maioria dos softwares apresentados são gratuitos e  multiplataforma, ou seja funcionam no Linux, Windows e Mac OS.
O robô modelo usado para as fotos, foi montado pelo GERSE, e gentilmente emprestado para que eu possa estuda-lo e adapta-lo as minhas necessidades.

Chassi com o Arduino Uno fixado, shield EDU-IFSP com os fios ligados e módulo Bluetooth desconectado

Arduino - para entender a pinagem, comunicação da placa e a interface de programação, além de saber sobre as diferenças dos diversos modelos existentes no mercado e as suas aplicações.

Detalhes de alguns dos componentes eletrônicos usados para confecção do shield-EDU-IFSP

Eletrônica - para montar o shield EDU-IFSP e entender seu funcionamento, como é um projeto open hardware pode ser feito e modificado por qualquer pessoa. O shield EDU-IFSP tem até um manual de 16 páginas, feito pelo GERSE.

Suporte da esfera que esta fixado na dianteira do chassi, feito na impressora 3D

Impressão 3D - algumas peças podem ser impressas como o suporte da esfera dianteira. Para modelar a peça pode ser usado o Blender ou o FreeCAD.

Detalhes personalizados para identificação na traseira do chassi do robô

Corte laser - o chassi do robô pode ser feito em acrílico, como o da foto, ou em MDF de 3 milímetros para baratear o custo, e o projeto da peça pode ser criado ou modificado usando o Inkscape ou  o FreeCAD, colocando logotipos, desenhos ou escrita. Ainda existe a opção de se fazer o chassi com o que sua imaginação permitir, como este feito com ralador.

Print Screen do aplicativo para Android Bluetooth RC Controller, para comandar o robô

Programação mobile - usando o software desenvolvido pelo MIT, o App Inventor, pode ser feito um aplicativo personalizado ou ainda usar um aplicativo já pronto como o Arduino Bluetooth RC Car para comandar o robô remotamente.

Bluetooth - módulo bluetooth para comunicação entre o robô e o aplicativo do celular. Um dos motivos de escolher o Bluetooth no lugar do wifi é o menor consumo deste. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

Lista de material usado no modelo e opções alternartivas
Arduíno Uno
Shield EDU-IFSP
Módulo Bluetooth
Bateria recarregável (PowerBank), pilhas ou células de bateria de notebook
Suporte para pilhas/células de bateria
Chassi em acrílico/MDF ou "ralador"
2 Motores DC 
2  Rodas
Esfera
Suporte para esfera feito na impressora 3D
Fios
Parafusos e porcas ou abraçadeiras plásticas
Espaçadores
Interruptor (opcional)

Ao construir o meu (assim que sobrar um dinheiro), compartilharei o processo aqui no blog, estou aceitando doações de peças também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário