quarta-feira, 24 de abril de 2019

Open Street Map - Aula na UFABC SBC

Banner da apresentação

No dia 15 de abril de 2019 a professora Flavia Feitosa convidou Thierry Jean e Peter Krauss para falar sobre o OpenStreetMap Brasil e criar uma conta para colaborar com o projeto, além de mostrar uma opção para o CEP (código de endereçamento postal). 
Aqui vai um pequeno resumo dessa aula de 2 horas, que pretendo utilizar os conhecimentos adquiridos em futuros projetos.

Thierry Jean mostrando como se cadastrar no Open Street Map para iniciar as edições

OpenStreetMap é um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como o Wikipédia. Ele fornece dados gratuitos a centenas de sites, aplicações de celular e outros dispositivos.
Criado em 2004 por Steve Coast, um jovem estudante de física em Londres, o OpenStreetMap cresceu em comunidades de todo o planeta e com o apoio de empresas e governos, devido ao interesse comercial. Funciona com a licença ODbL, que eu não conhecia, e pretendo estudar mais sobre esse assunto.

Thierry Jean mostrando as opções de Geohash, latitude e longitude e PlusCode para o MASP

Se quiser colaborar mesmo não sabendo programar, existe uma vasta gama de aplicações complementares e integradas para produzir excelentes resultados em curto prazo. Algumas opções de aplicativos e sites para se aprofundar no assunto, e ainda contribuir com o aperfeiçoamento dos mapas com dados abertos.

Thierry Jean mostrando como exemplo para buscar placas de sinalização de trânsito no Mapillary

Mapillary
É um aplicativo de imagens no nível da rua, baseado na colaboração e visão computacional. Pode se usar o  celular que fotografa em intervalos determinados, além de permitir também subir imagens coletadas com sistemas de câmeras profissionais e carros como os do Google, é o caso da cidade de Amsterdam e o resultado é similar ao famoso Google Street View. A visão computacional é o reconhecimento de objetos nas imagens (atualmente 97 objetos) como postes, placas de trânsito, bicicletas, etc. Um exemplo de aplicação é procurar sinalização de trânsito como na foto acima. Aqui tem um breve vídeo explicando o funcionamento.


Outros Projetos Citados


Opção similar ao  Mapillary é o Open Street Cam, onde qualquer pessoa também pode contribuir adicionando imagens.
Humanitarian Open Street Map Team é um projeto que foi criado para  ajudar na época dos terremotos do Haiti, continua e um dos trabalhos recentes foi quando atuou em Brumadinho.



Aplicativos e sites focados em geoprocessamento colaborativos e em sua maioria de código aberto

OSM Hydrant é um projeto para mapear os hidrantes com suas características criado em Viena, Áustria, e um outro similar é o OpenFireMap, que mostra bombeiros, hospitais e postos de saúde.
Outros sites citados que valem a visita foram:
Field Papers,
Open Aerial Map,
Wikidata,
Open Street Browser.

Peter Krauss explicando como funcionam os diferentes tipos de coordenadas geográficas

A ideia do Peter Krauss é uma alternativa ao What  3 Words, Geohash, Plus Codes, e S 2, pode ser vista também como uma opção ao CEP (Código de Endereçamento Postal), que é propriedade dos Correios, essa proposta pode ser encontrada como expandindo o Geo URI (RFC 5870) para incorporar geocodes.
A apresentação foi gentilmente cedida pelo Thierry Jean, e pode ser baixada neste link, além de me indicar alguns outros links que compartilho abaixo:

Por que o mundo precisa do OpenStreetMap



Nenhum comentário:

Postar um comentário