quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cadeira Valovi - teste com OSB



Como estamos precisando de cadeiras no Wikilab e temos algumas chapas OSB de 18mm para usar, foi decidido procurar um projeto de cadeira preferencialmente aberto, a Débora (Wikilab) encontrou este modelo de cadeira Valovi.
Caso queira outros modelos de cadeiras ainda pode pesquisar no SketchChair, Obrary e o OpenDesk, de onde foi retirado o modelo que estou usando.
Em agosto de 2018 fui até o FabLab Heliópolis e fiz alguns testes. O Vinicius (técnico responsável do FabLab), me advertiu que esta cadeira é apenas para pessoas até 100kg, pois com o tempo ela fica "bamba".



Vamos testar ainda assim pelo menos uma com o desenho original, depois se necessário vamos adapta-la para 36mm, usando 2 chapas de 18mm. A mesa da fresa possui 2,2mx1,3m, o que é suficiente para fazer uma cadeira completa, que ocupa 1,6mx1m no desenho original.
Como serão feitos testes no principio, e devido a limitação de transporte com a bicicleta, levei algumas sobras do Wikilab, para fazer algumas peças pequenas da cadeira e verificar o comportamento ao trabalhar com OSB.

Imagem da peça que será feita, medidas em milímetros
O desenho vem no formato .dwg e precisamos converte-lo para .dxf, pois o Linux-CNC não tem suporte a arquivos dwg, para isso foi usado o DraftSight, que possui versões beta gratuitas para Linux (Ubuntu e Fedora), é a partir dele que se origina o G-Code.
O G-Code é a nome dado à linguagem de programação criada a partir da necessidade de maquinários industriais que faziam uso de sistemas Comando Numérico Computadorizado (CNC).
Após analisar o desenho da cadeira, foi decidido fazer a peça mais simples, após o recorte do desenho original é necessário "parametrizar" os dados da fresa de 6mm que utilizamos.


Detalhe dos 6 passos que formam a imagem da peça

A velocidade de corte ficou estipulada em 2500 rpm, e o avanço ficou em 3mm, fazendo assim com que a fresa desse 6 "passos", conforme pode ser visto no detalhe da imagem, é possível verificar os passos na linha rosada a direita.
Para trabalhar a peça, primeiro devemos fixa-la na chapa de sacrifício, lembrando que deve ter uma "sobra" no material para essa fixação. Neste caso usamos 4 parafusos de rosca soberba nas extremidades, com a parafusadeira fica mais fácil.

Peça bruta fixada com parafusos na chapa de sacrifício
Depois de fixada a peça e posicionado o ponto inicial da fresa, pode se iniciar a operação.


Resíduos depois de fresada a peça
Depois de fresada é necessário deslocar o cabeçote da fresa "manualmente" (pelo teclado), para liberar a região em que a peça esta fixada, como gera uma quantidade considerável de resíduos, é aconselhável limpar a a máquina para retirar a peça fresada e manter o local organizado, especialmente se for um local de uso coletivo, afinal o que você não quer encontrar quando chega para utilizar a CNC seria um local sujo, então vamos manter o local organizado e limpo.

Algumas peças prontas ao lado das peças brutas
Caso queira ter uma ideia melhor de como funciona uma máquina semelhante , também cortando uma cadeira, porém um modelo diferente, recomendo que veja este vídeo do Manual do Mundo.

Outros Trabalhos feitos no Fablab Heliópolis

Todos os chaveiros de recompensa do crowdfunding do  Wikilab foram prototipados e feitos no FabLab do Heliópolis, que possui diversos cursos gratuitos.
Estes cursos auxiliaram bastante em todo o processo de prototipagem de outra recompensa, o MiniWikiLab, como pode ser visto:


Além dos nomes dos apoiadores que foram gravados nos arcos que estão fixados nas paredes do Wikilab, para isso foram realizados 3 testes (teste1, teste2 e teste3), antes de gravar os nomes nos 2 conjuntos de arcos (arcos1 e arcos2).

Alguns dos Cursos de Curta Duração (CCD) GRATUITOS no FabLab do Heliópolis que eu fiz:
Ainda fiz um totem para o Wikilab no FabLab.


Posts relacionados:
Visita ao FabLab da Galeria Olido
Fazendo um Minieu

Nenhum comentário:

Postar um comentário