terça-feira, 2 de julho de 2019

Open Street Map - Encontro no MundoGeo




No dia 26 de junho de 2019 aconteceu o encontro do OpenStreetMap, na MundoGeo connect, que foi no Centro de Convenções Frei Caneca, no mesmo espaço também foi realizado o DroneShow.
Aqui vou sintetizar um pouco do que consegui anotar e que utilizarei para futuros estudos/projetos relacionados com  o OSM. Todos os slides foram gentilmente compartilhados pelo Thierry Jean, no grupo do Telegram OSMBrasil_Comunidade, se gosta do assunto sinta-se a vontade de entrar no grupo, alguns dos palestrantes estão lá e podem te ajudar a tirar aquele projeto do papel. Resumidamente a programação foi essa:

Trechos da apresentação de abertura do Thierry Jean no encontro do OpenStreetMap da MundoGeo Connect

Apresentação geral OpenStreetMap por Thierry Jean, em alguns slides mostrou rapidamente como editar os mapas, além de apresentar brevemente o Mapillary (explicado com mais detalhes depois) e o Open Aerial Map, que é um repositório livre de imagens feitas por drones.  
Outro destaque desta apresentação foi a adaptação feita por Alan Alves (de Itanhaém), que utilizou uma câmera de 360º de baixo custo e anexou esta em um capacete, com as devidas alterações, para abastecer as imagens no Mapillary, enquanto percorreu algumas vias de Itanhém de moto.
Slides do Thierry
Slides do Alan Alves - Como o reuso de tecnologias pode tornar SIG acessível para todos


Tomio apresentando algumas aplicações do OpenStreetMap na cidade de Jaraguá do Sul

Uso do OpenStreetMap em Jaraguá do Sul por Helio Tomio Eng. Civil, MBA em Adm. Pública e Gestão de Cidades. Chefe de Uso e Parcelamento do Solo da Prefeitura de Jaraguá do Sul / SC.
Alguns exemplos de uso na cidade são o mapeamento da rede de água e da rede de esgoto, usadas no SAMAE, no setor de comunicação da prefeitura (economizando em licença de uso), localização e alcance de hidrantes realizada pelos bombeiros (OSMHydrant), revisão do plano diretor e sistema viário projetado, a secretaria de educação usou para o zoneamento escolar, loteamentos em trâmite ou em obras.
Informações sobre vias são atualizadas pela própria prefeitura, não dependendo de empresas de tecnologia para isso. Conseguem extrair os comprimentos das vias municipais conforme a superfície, usando o Overpass, e assim sabem por exemplo onde estão as vias asfaltadas e em que condições.
Com o Webgeo municipal conseguem entre outras coisas visualizar as possíveis áreas de alagamento.



Como o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está aproveitando plataformas colaborativas como OpenStreetMapMapillary e OpenAerialMap para suas atividades de planejamento.por Raphael Borges, Chefe do Setor de Geotecnologias Aplicadas no DNIT.
Os destaques desta apresentação ficaram em como foi feito o mapeamento de algumas ferrovias, alguns exemplos de como a comunidade de OSM é bem ativa, ao mostrar mapeamentos feitos por voluntários com diferença de pouquíssimos centímetros dos realizados pelo DNIT, com equipamento dedicado para essa tarefa.
Slides do Raphael Borges - Plataformas colaborativas para o planejamento de infraestrutura de transportes com OpenStreetMap, Mapillary e OpenAerialMap.


Na parte superior Thierry Jean, Raphael Borges, Helio Tomio, Alan Alves e Peter Krauss, na parte inferior um drone e um carro preparado para tirar fotos georreferenciadas em 360 graus no nivel da rua

Um site que trata todos os geocodes e propõe um novo: OSM.codes por Peter Krauss, é basicamente uma apresentação resumida do que foi mostrado no final do post Open Street Map - Aula na UFABC SBC.
Slides do Peter Krauss - Um site que trata todos os geocódigos e propõe um novo: OSM.codes
Como meu foco era  o encontro do OSM, não fiquei muito tempo no DroneShow, mas ainda assim tirei algumas fotos que ilustram este texto.

Posts que podem interessar:
Open Street Map - Aula na UFABC SBC
Open Street Map - Links e Grupos


Nenhum comentário:

Postar um comentário