quarta-feira, 5 de junho de 2019

CryptoRave 2019 - 6ª edição

Banner reprodução do site oficial

Um evento gratuito que recomendo muito, especialmente para as pessoas que gostam de segurança e privacidade, de entrada gratuita, porem financiado coletivamente e este ano foi arrecadação recorde na campanha feita pelo Catarse, e o local desta vez foi a Biblioteca Mario de Andrade, e também a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, bem no centro de São Paulo, entre as estações República e Anhangabaú. Tem até um aplicativo na Play Store.
A programação estava cheia de atividades, e consegui participar de algumas destas:


Algumas partes da apresentação da Laudelina na CryptoRave 2019

04/05 09h10 A classificação da população brasileira - Laudelina LP


 Apesar do horário, no sábado de manhã, a sala estava cheia, Laudelina mostrou e explicou algumas ferramentas de segmentação como o Mosaic do Serasa Experian, que classifica as pessoas com mais de 400 variáveis, entre elas aspectos financeiros, demográficos, histórico de consumo, estilo de vida,  quantidade de amigos em redes sociais, entre muitos outros dados.
Depois de contar a história da Experian e da Mosaic , mostrou que em 2010 foi o lançamento da versão brasileira do Mosaic e explicou algumas funcionalidades básicas, devido o pouco tempo disponível .
Um fato curioso que eu não sabia é que é possível consultar o seu score no Serasa e no Cadastro Positivo, claro que depois de fazer um registro, pois suas informações são de onde eles obtêm o lucro.
Essa apresentação é baseada na monografia que ela defendeu na USP, no final de 2018, que em breve estará disponível na biblioteca para consulta, e assim que eu receber o link atualizo aqui.


Montagem com alguns slides da apresentação da Joyce na CryptoRave 2019

04/05 11h30 O mercado de Dados Pessoais e a área de Saúde - Joyce Souza

Essa apresentação foi na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, que fica a poucos metros da Biblioteca, algumas das apresentações do sábado foram feitas lá.
Nesta palestra foi mostrada a coleta de dados em excesso pelo sistema de saúde, com foco na cidade de São Caetano do Sul, que foi onde foram concentradas as pesquisas.
Foram divulgados muitos dados como exemplo, pouco tempo para conseguir explicar toda uma pesquisa que resultou um texto com mais de 130 paginas.
A dissertação em que esta apresentação foi baseada esta disponível na Biblioteca da Universidade Federal do ABC.


Debate com André Ramiro, Jamila Venturini, Joana Varon, Dave Maass e a tradutora, além do óculos anti vigilância

04/05 13h50 Lecture: In your face- debate mediado por Jamila Venturini


Estavam presentes no debate André Ramiro do IP RecJamila Venturini, Joana Varon do Coding RightsDave Maass da EFF (Eletronic Frontier Foundation), além da voluntária que fez a tradução para o Dave.
Um dos tópicos interessantes foi que o Dave Maass trouxe um óculos anti infravermelho, que inibe inclusive o reconhecimento facial.
Também comentaram sobre a equipe de segurança da cantora Taylor Swift usar reconhecimento facial para encontrar stalkers nos shows. Maquiagem assimétrica  também foi abordada superficialmente, e comentaram o caso que a Oi foi multada por invasão de privacidade pelo Velox.


Essas foram algumas das muitas atividades que participei, e é possível encontrar bastante material compartilhado na rede, tenho mais algum material das outras atividades e posso pensar em fazer uma parte 2 deste post,     :^p


Posts semelhantes:
CryptoRave 2015
Malte Spitz no Brasil

Outros eventos que estive em 2019:
Open Street Map - Aula na UFABC SBC
Arduino Day São Paulo  2019
Arduino Day Mauá 2019
Campus Party 2019 #cpbr12
Dia da Internet Segura 2019 #SID2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário