terça-feira, 2 de abril de 2019

Arduino Day Mauá 2019



Este ano aconteceu o segundo Arduino Day Mauá, na ETEC de Mauá. Infelizmente só pude ir  após as 12 horas, e acabei ficando somente na área de exposições dos projetos, aqui vai um pouco do que pude conferir e que achei interessante, não conseguiria colocar tudo que estava exposto devido o pouco tempo que tive para explorar mais conhecimento.


A Deal estava expondo um software de reconhecimento facial que identifica a idade da pessoa, bastava passar  pela câmera que o software reconhecia os rostos e a partir da detecção facial envia os dados para analise e responde rapidamente com a idade e uma sugestão de produto para compra, são as chamadas vitrines inteligentes.

Bancada do Programaê
Programaê estava ensinando a montar o robô escova, usando materiais simples de encontrar e baratos, como o motorzinho de vibra call de telefone celular e a acender LEDs com bateria, coisas simples mas que despertaram muito o interesse das crianças, e até de muita gente que não tem contato com eletrônica.

Bancada do GERSE do Instituto Federal de Guarulhos

O Gerse mostrou seus diversos robôs, entre eles estavam o robô omnidirecional, o robô de sumô Uruttu, o seguidor de linha e o Bob. Também demonstraram o shield EDU para arduino, que potencializa o ensino desta plataforma, evitando a compra de diversos componentes eletrônicos e a bagunça que fica qualquer protoboard cheia de fios, além de evitar o famigerado mau contato, é tudo projeto open source e open hardware

Bancada do Drone Lab Brasil

O Drone Lab Brasil estava demonstrando diversos tipos de drones , dos mais variados formatos e tamanhos, muitos deles inclusive foram feitos artesanalmente, utilizando impressão 3D e máquinas de corte a laser, também fizeram um video sobrevoando a área de exposições do evento.

Space Maker Truck

CubeSat do INPE


Ainda tivemos o Space Maker Truck que não consegui visitar devido a fila estar sempre imensa, era o mesmo que estava na Campus Party 2019 , próximo da entrada da área fechada.



E também tinha o Cubesat, do pessoal de São Jose dos Campos que demonstrou o funcionamento deste mini satélite artificial. E também vieram divulgar o 2º CubeDesign, que acontecerá entre os dias 24 a 27 de julho de 2019 no INPE de São José dos Campos, sendo

CubeSat - Destinada a alunos da graduação e pós graduação

CanSat - Para alunos de ensino médio e graduação

Mockup - para crianças de 11 a 14 anos



A data oficial do Arduino Day foi no dia 16 de março de 2019, porém é bom que fazem alguns em datas diferentes para podermos aproveitar mais os eventos e aprendermos, por exemplo o de São Paulo será no dia 6 de abril de 2019, no Centro Cultural São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário