segunda-feira, 10 de junho de 2019

Fatecnologia - Forense Computacional

Reprodução do banner do evento

Entre os dias 7 e 9 de maio, ocorreu a Fatecnologia, evento anual da Fatec Sao Caetano do Sul e a programação foi bem diversificada, incluindo assuntos relacionados aos temas dos cursos que esta unidade oferece, que são Gestão Empresarial (EAD)Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Jogos Digitais e Segurança da Informação.
A única palestra que consegui assistir foi a de Forense Computacional, ministrada pelo Yuri Ojevan Presto, que tem mais de 16 anos de atividade na área forense e professor em disciplinas que envolvem forense computacional e aquisição de dados, na ACADEPOL.


Print screen de uma tela do software forense EnCase, que é pago

Começou com um  exemplo bem diferente da parte técnica que foi o caso de hipnose forense, pode ser utilizada para auxiliar a pessoa a lembrar de algo que possa estar guardado no subconsciente e ajudar em determinados casos.
Depois foi contada a história da evolução da internet, que na minha opinião deveria ter sido pulado, pois estavamos em uma faculdade de tecnologia e esse assunto, mesmo os alunos ingressantes aprendem na primeira semana de aula, mas depois fiquei sabendo que esta mesma apresentação é feita para quem ingressa na ACADEPOL, e neste caso a maioria do público é leigo no assunto, fazendo com que ele precise iniciar do básico em suas outras apresentações.

Algumas telas de programas usados para verificar dados em pericia forense

Depois dessa parte começou a explicar superficialmente o funcionamento de redes e protocolos, para adentrar em assuntos um pouco mais complexos e citando alguns casos de exemplo. Alguns softwares citados foram:


Na esquerda palavras e siglas  associadas com pedofilia e a direita alguns símbolos associados com pedofilia
Um dos exemplos destes símbolos que foi citado são sites pornográficos "gratuitos normais" que colocam o simbolo, sinalizando que se for assinante deste site terá acesso a imagens de pedofilia, como a última imagem no canto inferior direito. Ao encontrar esses sites denuncie também, podem ser denunciados outros tipos de crime como racismo, xenofobia, neonazismo e maus tratos contra animais, entre vários outros.

Yuri Presto mostra apenas alguns artigos da lei que podem ser enquadrados quem pratica pedofilia 

Ele mostrou alguns exemplos de casos em que trabalhou, com prints de algumas telas para nos mostrar onde foram encontrados os indicios dos crimes, e que assim conseguiu resolver, desde metadados de uma foto, ate quantidades extremamente altas de armazenamento de material de pedofilia (packs de arquivos de 10 Gb no Shareaza por exemplo, que eu nem sabia que ainda funcionava).

Outros eventos que estive em 2019:
CryptoRave 2019
Open Street Map - Aula na UFABC SBC
Arduino Day São Paulo  2019
Arduino Day Mauá 2019
Campus Party 2019 #cpbr12
Dia da Internet Segura 2019 #SID2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário