Os testes foram feitos em peças de OSB(18mm) e MDF(3mm), usando fontes Sans Serif e Arial, com os tamanhos de fonte 4, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18 e 20, sendo que cada linha contém 60 caracteres (incluindo espaço), exceto a linha da Fonte 20.
Como a espessura do OSB é de 18mm, e mais 10mm de distancia do canhão, é necessário baixar a mesa da cortadora laser, para isso são regulados por 4 parafusos allen, sendo um em cada canto da mesa, e com uma porca para "travar" na posição correta.
A potencia do corte superficial para gravar os nomes e as medidas do arquivo no LaserCAD podem ser vistos na imagem abaixo, sendo as mesmas para OSB e MDF respectivamente.
O amperimetro fica oscilando o tempo todo, como pode ser observado abaixo, a potencia para a gravação superficial está em apenas 12%, com OSB.
Em tempo, foram de 12 a 18 minutos (preciso verificar qual foi para cada, falhei aqui, rsrs)
Aqui o resultado das 4 placas gravadas, sendo que a esquerda estão com fonte Sans Serif e a direita com fonte Arial, acima é OSB de 18mm e abaixo é MDF de 3mm .
Consideraações finais:
_ É estranho a forma que o corte é feito, não é linear.
_ A fonte Arial é mais compacta que a Sans Serif
_ Observar qual foi o menor tempo gasto nas fontes, não tenho certeza, mas creio que os 18 minutos foram para a Sans Serif
_ Aguardando a próxima reunião presencial para decidir o tamanho da fonte
Apenas para descontrair e entender a importancia da escolha da fonte correta, rsrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário