Aqui estão algumas recomendações para quem gosta de tecnologia, extraídas dos meus posts anteriores e até da época em que eu ainda fazia álbuns no facebook com tudo que eu assistia. A grande maioria dos textos foi apenas um Ctrl+C e Ctrl+V de quando assisti, e podem ser conferidos nos links dos posts originais.
Na descrição faço um pequeno texto evitando spoilers e algumas vezes deixo os links sobre os assuntos citados para eu relembrar e facilitar minha pesquisa futura.
Filmes (12)
The Den - 2013
A personagem principal esta fazendo um estudo sobre um site similar ao Chat Roullete, tem citações de muitos memes clássicos, até do golpe do rei nigeriano e a partir dai o filme muda o clima. O filme se passa como se a tela de um mac fosse gravada e toda a ação passa por ela.
Hacker - 2016
Fiquei curioso pelo nome, mas é um filme estilo sessão da tarde, pouco a acrescentar, mas algumas partes salvam.
Excelente filme, baseado em fatos. Muito emocionante ao tratar da segregação racial que acontecia na década de 60, e lembra de alguns absurdos que aconteciam.Interessante para os amantes de tecnologia (chega a falar sobre FORTRAN). Recomendo muito, principalmente por ser baseado em pessoas reais.
Ghost In The Shell - 2017
Com certeza um dos melhores filmes que assisti esse ano (em visual é o melhor) preciso assistir novamente em 3D na TV maior, e relembrar o anime em meu DVD.
Life Hack - 2017
Filme de baixo orçamento, mas ainda assisti por curiosidade pelo titulo e
pela imagem da capa, pois o tema do filme parecia ser de meu interesse,
e ate que não foi ruim, exceto algumas forcadas de barra. Alguns pontos
interessantes do filme são o cara ir atras de uma mulher para
prejudica-la no mundo virtual, com apenas uma foto, e um outro que foi
chantageado por um "hacker moralista", tem algumas coisas proveitosas.
Se gostou de You, possivelmente vai gostar deste filme. Assisti em outubro de 2019.
Nada a Esconder - 2018
Filme franco/belga que todos deveriam assistir, especialmente os
interessados em privacidade. 3,5 casais se encontram para um jantar,
sendo que os 4 homens se conhecem desde a infância.Eles decidem brincar
um jogo que os 7 devem deixar os celulares sobre a mesa, sendo que todas
as mensagens recebidas são lidas por outra pessoa em voz alta e todas
ligações são atendidas no viva-voz. Agora só assistindo pra saber o
resto. Hacker - 2018
Assisti pelo nome, mesmo sabendo que foi um filme de baixo orçamento, nota baixa no IMDB e os intermináveis cliches. Um dos poucos atrativos foi que a protagonista era uma mulher, fugindo do "padrão" dos filmes que tratam sobre o assunto. Um outro ponto que gostei são as tomadas dos locais que acabam nos satélites. Pouquíssimo se aproveita da parte técnica , as telas de hack são animações em loop, tudo no roteiro muito previsível.
Jexi - 2019
Divertido filme, comedia bem estilo sessão da tarde, Jexi seria algo como se a Siri tivesse uma personalidade própria e fosse sentimental, uma ideia que me despertou a curiosidade para assistir o filme. Olhando para a parte de segurança da informação, legal ver que a Jexi trolla o personagem por usar a mesma senha em todos locais, uma outra coisa interessante do filme foi ver como o celular possui tantas informações pessoais que um pequeno descuido pode acabar com a vida da pessoa.Filme polonês, conhecido também como "The Hater" ou nacionalmente como "Rede de Ódio". Conta a trajetória de um jovem ambicioso que consegue trabalho de "assessor de midias", excelente filme para compreender como são feitas as manipulações politicas e no mundo das celebridades com auxilio das redes sociais.
Silk Road - 2021
Filme em parte baseado em fatos sobre o Criador do site Silk Road é condenado à prisão perpétua. O filme tem um enredo bem romantizado, mas se quiser saber como foram os fatos recomendo o documentário de 2015 Deep Web. Algumas coisas interessantes abordadas no filme são a citação do economista Ludwig von Mises, algumas das partes técnicas do filme são reais como o uso do navegador Tor, o Bitcoin, o site da rede onion Silk Road, e o seu administrador Dread Pirate Roberts.
Como Hackear Seu Chefe - 2021
Filme nacional, me chamou atenção pelo título, é um filme divertido, especialmente se contarmos que foi feito durante a pandemia e raríssima interação presencial entre os atores, quase que completamente passado na área de trabalho do computador de alguns funcionários. Na parte de segurança é legal ver que colegas de trabalho compartilham senhas, não nomeiam os arquivos corretamente e além de não apagar arquivos inúteis.
Hacker: Trust No One - 2021
Acompanha a vida de um programador desempregado, com antecedentes criminais e tenta salvar uma garota que conheceu em um "aplicativo de namoro online". Acho que este é disparado o pior filme que assisti com título de hacker. O pacote de programas usado no filme é chamado "Killer Tools" e são 4 arquivos txt entre muitas outras bizarrices. Só assista se gostar de filmes ruins e toscos.
Para Ver com as crianças
Wifi Ralph - Quebrando a Internet - 2018
Já gostava do primeiro, agora este ficou ainda melhor. Reunindo dois assuntos que gosto muito, animação e internet, é muito divertido identificar o que são os personagens no mundo real, como os spams, adblockers, deep web, pacote de endereçamento, etc.
Ron Bugado - 2021
Animação muito divertida e lúdica, pois a partir dela é possível ver alguns pontos interessantes abordados, como a privacidade de usuários de dispositivos eletrônicos, uso de dados para vendas a terceiros e a dependência das redes sociais.
Já tinha um texto aqui de outubro de 2016 dos Seriados de Tecnologia (175) com 9 sugestões, depois um exclusivo The Code - Australia - Temporada 1 e 2 (56),
Alguns posts com pessoas de destaque como Filmes (Cinebiografias) de Julian Assange,(76), e ainda Filmes (Cinebiografias) e livros - Edward Snowden (25), além de uma lista de filmes para se preparar para a CriptoRave 2020 - em casa.
Muito boa a lista! A maior parte não conheço. Vou assistir! Você conhece os animes originais do Ghost in the Shell que deram origem ao filme que você citou nesse post? Os animes deixam o filme no chinelo. Caso não conheça assista, se puder. Abrax!
ResponderExcluirAssisti sim, mas vou rever todos OVAs agora que acabou de sair um
Excluir