sexta-feira, 7 de maio de 2021

Abandonei o Whatsapp

Quem me conhece sabe que quase não uso o facebook e menos ainda o instagram. Depois de o grupo do Mark Zuckerberg comprar o WhatsApp era apenas uma questão de tempo para integrar os três.

Não gosto de usar o WhatsApp devido o incomodo dos grupos, mesmo eu tendo bloqueado que me adicionem, sempre tem um contato desavisado que manda mensagens de spam e correntes, mas infelizmente era necessário ter instalado no celular para não ficar isolado socialmente.

Mas agora tenho a justificativa que sempre desejei para sair definitivamente do aplicativo, pois a partir de 15 de maio de 2021 quem (assim como eu) não aceitar os Termos de Serviço e Politica de Privacidade do WhatsApp não poderá mais utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas.

Alguns dos motivos que optei por recusar esses termos são a minha preocupação com a privacidade dos meus dados pessoais, alguns exemplos são:

_ Como eu posso usar um aplicativo que nem mesmo o próprio dono confia, Mark Zuckerberg usou o Signal, rival do WhatsApp, porém depois de descoberto o Mark Zuckerberg apagou a conta no Signal.



Caso tenha paciência de ler o Aviso de Privacidade – Brasil.

Ainda que a repercussão negativa tenha feito o WhatsApp adiar essas medidas de fevereiro para 15 de maio o Procon-SP sugere a Facebook não trocar dados com WhatsApp, como na Europa porém é quase certo que não aceitarão a sugestão.


Com o lançamento do último iOS 14.5 no inicio de maio, que bloqueia os aplicativos que seguem o rastro do usuário mesmo fora do app, já iniciou uma briga entre estre as empresas Apple x Facebook: como sua privacidade entrou no meio dessa briga? E isto ainda pode inclusive tornar aplicativos gratuitos em pagos, para entender melhor leia Em ‘guerra’ contra a Apple, Facebook e Instagram podem se tornar serviços pagos; entenda.

O vicio que a maioria de vocês tem no WhatsApp eu tenho no Telegram Desktop, e meus grupos são somente de assuntos técnicos, se quiser me encontrar tenta no Telegram.



Timeline de 10 anos do WhatsApp, de fevereiro de 2019 - Reprodução


Aqui vão alguns outros textos complementares:

Um texto ainda mais detalhado com base nas leis da LGPD pode ser visto em A NOVA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO WHATSAPP E O DIREITO À PROTEÇÃO DE DADOS DOS BRASILEIROS.





Fontes:





Brechas de Segurança



Dicas de segurança do WhatsApp - Reprodução


Agora se você ainda vai permanecer usando aqui tem algumas dicas e curiosidades que coletei: 









Gráfico explicativo de como funciona a criptografia no WhatsApp - Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário