sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Totem para o WikiLab

No último transporte das peças da 123 Painéis para o depósito do WikiLab, conversando com o Gustavo, ele deu uma ideia muito legal, fazer um totem como os existentes em shoppings. Fizemos alguns rascunhos em um caderno que eu tinha na hora. Depois disso fizemos alguns rascunhos digitais, eis alguns deles:



     
Verifiquei alguns retalhos de OSB 18mm que estavam no depósito (foto abaixo) e levei um de 18cm de largura por 110cm de altura para o FabLab do Heliópolis. Lá precisei cortar um pedaço para o           retalho entrar na cortadora laser.


Se alguém tiver alguma ideia legal de bancos, mesas, estantes ou qualquer outra coisa útil para fazer com OSB de 18mm estamos aceitando sugestões, se possivel com imagens ou links da sugestão.
Utilizei frente e verso da chapa de OSB para verificar a diferença e por ser um protótipo de totem. Claro que não esta perfeito, longe disso, estou aceitando sugestões e preciso corrigir muitas coisas, entre elas a que me deu a maior dor de cabeça, uma imagem com zilhões de linhas que preciso "simplificar".
Aqui vão as imagens de frente e verso do protótipo de totem:

 

No caso da esquerda foi utilizada a gravação, bem mais demorada, e na direita apenas o corte superficial. Agora vamos aos detalhes da confecção, vou colocar alguns videos para exemplificar melhor, e para entenderem a diferença da velocidade entre corte superficial e gravação. Neste primeiro vídeo temos o corte superficial feito com potencia entre 13 e 15 e a velocidade de 230. 



O tempo estimado para execução da tarefa no LaserCAD não é confiável, como pode ser visto na comparação abaixo, sendo o da esquerda o tempo estimado pelo software e na direita o tempo em que realmente foi feito.

 
E neste segundo video temos a gravação feita por cima do corte superficial, mas foi interrompida devido a proximidade do canhão com a lateral, fazendo com que precisasse mudar a chapa d posição.


Antes de fazer o verso da chapa, modifiquei as configurações no software, dividindo o desenho em 3 operações, sendo a primeira gravação (verde), a segunda corte superficial (azul) e a terceira (amarelo) para ignorar.

Quando se tem uma concentração de traços em um determinado ponto da imagem vetorizada, o ideal é reduzir o máximo possível esta quantidade de linhas, evitando assim o que acontece neste video:


Não entendeu? Tudo bem, vou desenhar ;-p


O canhão da cortadora laser passa por todas estas linhas, o que acaba ocasionando a queima do material. A correção do desenho farei em outro post com mais detalhes. Eis o detalhe de como ficou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário