Preciso fazer um projeto que esta empacado a alguns anos e já vou aproveitar para tirar poeira da minha rasp e praticar um pouco.
Neste texto abordo algumas coisas como:
- consumo
- acesso remoto por SSH
- primeiro acesso por SSH
- alterar senha
- lista de serviços executados
- alterar fuso horário
- Python, pip e Scapy
![]() |
Raspberry Pi Model B Rev 2 com 512Mb RAM e Raspberry Pi OS Lite |
Se assim como eu você deixou seu raspberry antigo encostado por algum tempo e não tiver nada de importante salvo no cartão, instale outro sistema do zero, será muito mais rápido que aguardar mais de duas horas para atualizar.
O sistema utilizado depois de aguardar toda a atualização, é o Raspberry Pi OS Lite
Release date: September 6th 2022
System: 32-bit
Kernel version: 5.15
Debian version: 11 (bullseye)
Tamanho: 338MB
Como curiosidade na lista de MAC Address Vendors ao procurar o MAC da minha rasp o retorno é Raspberry Pi Foundation.
![]() |
Print Screen do site Macvendors |
Para saber o MAC Address ou o IP do rasp basta usar o ifconfig, onde o resultado para o IP é indicado como inet e o resultado para o MAC Address é indicado como ether.
![]() |
Resultado do comando ifconfig no Raspberri Pi OS Lite |
Consumo
Como na época do RPi01 - Revivendo um Raspberry Pi B de 1ª Geração eu ainda não tinha o USB Color Display Tester aproveitei para fazer a medição do meu Raspberry Pi Model B Rev 2 com 512Mb RAM e usando o sistema Raspberry Pi OS Lite, com um carregador de celular genérico, a corrente variava em torno de 0,450A chegando algumas vezes a picos de 0,51A com média de 4,86V, gravei um vídeo durante a inicialização para ver a variação. Quando em repouso, sem nenhum programa executando ele consome 0,4A em 4,87V.
Como este é um hardware antigo e instalei um sistema sem modo gráfico, além de usar para alguns experimentos na minha rede, não tenho necessidade de teclado, mouse e monitor ligados na rasp, então para manuseá-la preciso habilitar o acesso remoto.
SSH - Acesso Remoto
Para habilitar o SSH na rasp fique atento na versão do seu hardware, pois algumas opções podem ser diferentes, as imagens apresentadas são do antigo Raspberry Pi Model B Rev 2. Primeiro é preciso entrar nas configurações com:
Depois de abrir o menu selecione a opção 3 Interface Options Configure connections to peripherals e depois confirme com a tecla enter.
Na segunda tela selecione I2 SSH Enable/Disable remote command line access using SSH e depois confirme com a tecla enter.
O sistema ainda é legal de perguntar se realmente deseja habilitar o SSH com senhas padrão ou fracas, confirme pressionando enter novamente, que daqui a pouco mudaremos a senha.
Depois da confirmação o sistema envia uma mensagem avisando que o SSH esta habilitado.
Após isso ele retorna para o menu inicial das configurações, para sair basta selecionar o Finish e pressionar o enter.
Depois de habilitado o SSH, para acessar pela primeira vez com o ®windows é preciso usar o Putty, e com o Linux é bem simples, depois de abrir o terminal, basta digitar ssh seguido do nome de usuário, sinal de arroba e endereço IP da máquina, que descobrimos usando o ifconfig.
Apenas para deixar registrado, uma tentativa de acesso ao rasp quando esta indisponível.
Senha
Para alterar a senha padrão ou uma senha fraca do usuário basta usar o comando passwd, ele vai pedir para digitar a senha atual, depois a nova senha e para confirmar a nova senha, ao final dará a mensagem que a senha foi atualizada.
O comando whoami ajuda a identificar qual usuário esta logado no momento.
Lista de Serviços
Ao pedir para listar os serviços executados pelo Raspberry Pi OS Lite no meu Raspberry Pi Model B Rev 2, ele não tem nada conectado além da fonte de alimentação, cartão SD e o cabo de rede.
Fuso Horário
No caso do meu rasp o fuso horário é importante estar correto, pois por padrão ele vem no europeu, então para acertar utilizei novamente o comando raspi-config.
Na primeira tela selecionei 5 Localisation Options Configure language and regional settings, depois a tecla enter para selecionar.
Para alterar o fuso horário seleciono L2 Timezone Configure time zone, e seleciono o Select com a tecla Tab e novamente aperto a tecla enter para confirmar.
Como não faltei na aula de geografia, a opção que mais se aproxima aqui é America, e confirmo com a tecla Tab o OK e depois tecla enter.
Como estou próximo de São Paulo esta é a minha opção e confirmo.
Depois ele mostra rapidamente a confirmação do horário local e do universal.
Após isso ele retorna para o menu inicial das configurações, para sair basta selecionar o Finish e pressionar o enter.
Para confirmar as atualizações e configurações preferi reiniciar o rasp, e para isso utilizei o comando reboot, lembre-se que é preciso usar o sudo.
Python
Para o projeto que farei com esta rasp vou precisar automatizar algumas coisas e para isso preciso verificar a versão do python no sistema, basta usarmos python3 --version e o resultado é:
Para facilitar essas automatizações ainda será preciso usar o pip
E também o scapy
Para personalizar ainda mais as configurações do seu rasp, como por exemplo alterar para português, recomendo a leitura do O melhor guia para a ferramenta Raspi-Config e para melhorar a segurança tem as 17 Security Tips To Protect Your Raspberry Pi Like A Pro.
Em breve farei o teste neste mesmo rasp rodando Open-WRT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário