Este é o segundo teste de Linux 32 Bits 2021 , o primeiro foi do Linux 32 Bits 2021 - AntiX, agora é a vez do Sparky Linux 5.15 Nibiru,
O Sparky Linux tem algumas imagens ISOs com versões de 32 bits com tamanho abaixo de 1 GB, a usada foi a versão estável 5.15 openbox, que compacta tem quase 960 MB, após descompactar vai para 3,5 GB.
O Sparky Linux 5.15 tem o codinome de Nibiru, é baseado em Debian e o terminal com o LXTerminal.
Entre os programas que vem instalados por padrão estão o MousePad 0.4.1 como editor de textos, o qpdfview 0.4.17.99 para visualizar arquivos PDF, e como gerenciador de arquivos usa o Thunar 1.8.4.
Não sei se foi pela resolução de tela limitada, mas achei muito estranho não encontrar tão facilmente onde desligar o netbook, mas fica misturado no menu com todos os demais aplicativos identificado como Log Out.
Gostei tanto do desempenho do Sparky Linux 5.15 Nibiru que comparado com as intempéries das outras que experimentei e decidi por essa para instalar.
Instalação
Ao iniciar o instalador do Sparky Linux 5.15 Nibiru temos a opção de usar o português brasileiro, acertar o fuso horário e o teclado.
Neste instalador de modo gráfico existe uma funcionalidade muito útil para quando for instalar múltiplos sistemas operacionais
Após acabar a instalação pelo Live-USB é oferecida a opção de reiniciar para o novo sistema instalado
Finalizando a instalação e atualizando logo após para o primeiro uso do Sparky Linux |
A instalação pelo pendrive live-USB com o netbook conectado no wi-fi, levou pouco mais de 40 minutos. E tem diversos aplicativos nativos. Para iniciar o tempo é aceitável.
Área de aplicativos nativos do Sparky Linux instalado no netbook |
O consumo de memória RAM sem nenhum aplicativo aberto é bem baixo, usando apenas 264 MB, esse uso da CPU na imagem foi gerado para tirar o print, mas antes estava abaixo de 3%.
Consumo de memória RAM do netbook e uso de CPU para o print |
Para emulador de terminal utiliza o LXTerminal, aqui um print mais legível com as informações depois de instalado.
Também apenas para ficar mais legível, print da tela "Sobre o Sparky Linux".
Conclusão
Funciona razoavelmente bem para o Netbook eMachines eM250 reconheceu o wi-fi sem precisar instalar nada e dentre todas as distros que testei foi a que melhor me atendeu neste hardware modesto.
Só para lembrar iniciei essa série de posts com Linux 32 Bits 2021(24), depois foi a vez do Linux 32 Bits 2021 - AntiX(20) e ainda faltam algumas outras que estou redigindo.
Para conferir os testes que fiz em 2019 basta escolher abaixo:
- Linux 32 Bits (1/5) (3426)
- Linux 32 Bits (2/5) - Debian, Lubuntu , Xubuntu e Busenlabs (78)
- Linux 32 Bits (3/5) - Xenialpup, Slitaz, Q4OS, Tinycore e Damn Small Linux (329)
- Linux 32 bits (4/5) - Kali Light, Santoku, Backbox, Bugtraq-2, JonDonym, Xiaopan, Liberté (233)
- Linux 32 bits (5/5) - Kubuntu, Android-x86, Heads, Alpine, Pentoo, Ipredia, Wifislax, Wifiway, Slax, Zenwalk, Womp (168)
Agora se quiser conhecer outros sistemas operacionais independentes, que não são ®windows, mac OS ou Linux, existem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário