Como vimos em RPi02 - Raspberry Pi OS Lite estou usando meu antigo Raspberry Pi Model B Rev 2 sem interface gráfica para alguns projetos, nesse meio tempo resolvi fazer uns testes com uma câmera V1 e compartilho aqui alguns passos.
![]() |
Verso e frente da câmera usada no raspberry pi model b rev 2 |
A câmera usada aqui é uma não oficial da primeira versão modelo RP_ov5647. Os tópicos abordados serão:
- Instalação (habilitação)
- Como Fotografar
- Armazenar no pendrive
- Consumo
- Metadados da imagem
Instalação
Para instalar a câmera é bem simples, basta usar o comando raspi-config, que já usamos para habilitar o SSH em RPi02 - Raspberry Pi OS Lite.
Assim que entra na tela de configurações selecionamos a opção 3 Interface Options Configure connections to peripherals e confirma com a tecla enter.
Na segunda tela seleciona a opção I1 Legacy Camera Enable/disable legacy camera support e confirma.
O rasp vai te perguntar se realmente quer habilitar o suporte para a câmera e basta selecionar o sim.
O sistema avisará que o suporte da câmera foi habilitado, apesar do aviso que não desenvolverão em futuras edições.
Ao concluir a habilitação volta para a tela inicial do raspi-config, onde basta finalizar.
E para concluir de vez é necessário reiniciar a rasp.
Para instalar a câmera no rasp também pode seguir o tutorial em Funcionamento da Câmera Raspberry Pi, e ainda existe um manual de configuração com 10 páginas.
Como Fotografar
Para fotografar sem ambiente gráfico é bem simples basta utilizar o comando raspistill.
Por padrão a câmera aguarda 5 segundos para fotografar, mas é possível alterar esse tempo. Mas vamos explorar um pouco mais as opções.
Essa parâmetro -o é a abreviação de output, ou seja, define o local onde o arquivo da foto será armazenado, e caso necessite muitas fotos sugiro usar um pendrive para armazenar as imagens.
E vamos ver como montar o pendrive.
Pendrive
Para saber se o pendrive foi reconhecido pelo rasp podemos executar o comando lsblk que exibe informações sobre as partições do HD e outros dispositivos de armazenamento como pen drives e CDs em formato de árvore, ou resumidamente lista dispositivos de bloco.
Agora precisamos criar um diretório para o pendrive ser reconhecido, no caso usarei /pen mas você pode escolher o nome que quiser.
Para descobrir o nome do dispositivo no linux usaremos o comando dmesg (display message ou driver message) mostra o buffer de mensagens do núcleo/kernel, ou seja, quando o sistema reconhece o pendrive como um dispositivo e dá um nome para ele.
A saída desse comando é redirecionada para outro comando, o grep, que busca strings no texto informado e mostra a linha que o contém; nesse caso, o texto a ser encontrado é removable, que sempre aparece na linha sobre a inclusão de um novo dispositivo USB.
A partir do resultado (apresentado na segunda linha da imagem abaixo) identificamos que é um "disco removível" em vermelho, mas o que nos interessa esta entre os colchetes, no primeiro é o tempo em que o rasp esta ligado (contado em segundos), já o segundo com três letras é o que nos importa no momento, revelando que nosso pendrive foi nomeado como [sda].
Considerando que o normal é o pendrive conter apenas uma partição, para montá-lo usaremos sda1 como na imagem abaixo.
Agora esta pronto para copiar a foto no pendrive como no exemplo abaixo.
Depois não se esqueça de desmontar o pendrive antes de retirar do raspberry pi.
Mas e se quiser já gravar as fotos diretamente no pendrive evitando o uso do cartão SD da rasp?
Ai você já deve ter concluído que com o pendrive montado na rasp basta usar o raspistill com o endereço da pasta do pendrive completando a saída, mas com o detalhe de precisar do sudo.
Consumo com a câmera
Aqui vamos sempre considerar a tensão de alimentação como 4,87 V. Enquanto a raspiberry pi "sem nada" consumia em média 0,41 A como vimos em RPi02 - Raspberry Pi OS Lite com a câmera instalada o consumo aumenta sensivelmente a média já vai para 0,426 A, por exemplo em stand-by apenas conectada na tomada ela consome 0,116 A.
![]() |
Apesar de borrada é possível identificar os valores |
Já para quando esta rodando com a câmera instalada a média de consumo é de 0,426 A, e como pode ser visto no vídeo o consumo na hora de fotografar se eleva de forma razoável chegando até a picos de 0,637 A como pode ser observado no vídeo, quando ocorrem as duas oscilações de 5 segundos (tempo de espera programado) é no momento em que é feita a fotografia.
Para mais exemplos de configuração e efeitos na foto recomendo ler Como usar a câmera Raspberry Pi.
Metadados
Todo arquivo digital possui seus metadados e as fotos não fogem desta regra, então para os que gostam de mais detalhes da imagem elas são de 2592 x 1944 pixels, apesar de salvo com extensão .PNG a imagem é do tipo JPEG, e demais informações podem ser vistas na imagem abaixo.
Só reforçando, esses dados são do formato padrão, sem nenhuma alteração, que podem ser alteradas a gosto do freguês.
Links complementares sobre a câmera do raspberry pi:
Acionando a Câmera Raspberry Pi define CSI
Outros links interessantes sobre Raspberry Pi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário