terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

ISC Brasil 2023

ISC Brasil aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro de 2023, no Expo Center Norte. Esta é a segunda vez que visito o evento organizado pela RX Brasil.
Reprodução ISC Brasil


Tinham 87 expositores e entre estes vou destacar aqui alguns que me chamaram bastante a atenção. 

Talvez um dos mais visitados tenha sido o caminhão do Choque, que consegui tirar algumas fotos por dentro e compartilho aqui. Reparem que até os retrovisores tem proteção


Caminhão do Choque da Policia Militar do Estado de São Paulo


A parte interna tem muito espaço, mas o interessante é o painel do veiculo, muito bem equipado, e tem algumas poltronas nas duas laterais, tem algumas imagens do interior abaixo.


Alguns detalhes do interior do veiculo do Choque, inclusive minha presença


A prefeitura de São Paulo também levou alguns drones que fazem parte do programa DronePol, criado em 2017.


Alguns dos drones do programa Dronepol da Prefeitura de São Paulo


Outra coisa que achei bem interessante foi a Unidade Portátil de Segurança da Proterisco, que me fez lembrar da Carreta de Filmagem da Consultran.


Unidade Portátil de Segurança da Proterisco


Uma outra coisa que eu não sabia era o quanto avançado estão as máquinas de Raio-X usadas normalmente em aeroportos, além de identificar dispositivos eletrônicos, atualmente conseguem reconhecer diversos materiais nas malas sem necessidade de abrir.


Terminal das esteiras de Raio-X e detector de metais


Reparem que hoje já vem identificados alguns objetos e a imagem é colorida diferenciando os materiais.


Detalhe da tela do Raio-X identificando por exemplo carregadores e bateria


Talvez o stand que achei mais interessante foi o da Telsate, pois como descrito no resumo do site tem diversos materiais de contra medida de segurança da informação de fabricação própria. Assim como o site da Telsate é bem defasado (ainda utiliza flash) o material distribuído na feira eram cópias preto e branco em sulfite grampeados. 

Alguns exemplos de dispositivos expostos na Telsate em sentido horário, Shotgun 1, um laser microfone direcional portátil de longo alcance,  bloqueador de gravador de áudio fixo do tipo gerador de ruído, e na parte inferior da imagem tem detector de dupla função que funciona para RF de 1 MHz a 6,5 GHz e câmera oculta, e o que aparenta ser um inofensivo bottom smile é na verdade uma micro câmera e microfone do tipo Micro DVR com slot para cartão micro SD,  e por fim o que aparentam ser 2 carregadores são na verdade um gravador de vídeo e áudio e o outro é uma câmera wi-fi "disfarçada". 


Microfone direcional, gerador de ruidos, e detector dupla função e câmeras em bottom e carregadores 


Achou pouco? Ainda tem muito mais câmeras disfarçadas e outras medidas de proteção. Na imagem da esquerda tem câmeras no relógio e crachá, além do óculos que te protege contra reconhecimento facial. 




Uma outra solução que gostei bastante foi o fato de reunirem alguns expositores na área denominada como Inovação 360º, um espaço extremamente aconchegante e que ainda tinha um "barzinho no centro", uma ideia que poderia ser usada em outros eventos, fica aqui a dica.



Uma comodidade que infelizmente não foi divulgada com antecedência (descobri apenas na volta e no site estava bem pequeno), foi o serviço de transfer gratuito da estação do metrô Portuguesa-Tietê (na verdade dentro de um estacionamento próximo) até o Expo Center Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário