Fonte maker finalizada |
A fonte do micro computador possui diversas tensões, e essa combinação pode suprir diversas necessidades para testes mais simples, em que não precisar de muita potência. As tensões de corrente continua disponíveis nesta fonte são de 3.3V, 5V, 12V, -5V e -12V. Essas tensões podem ser combinadas
chegando até a 24V.
Detalhe da etiqueta da fonte que utilizei, com todas as tensões disponíveis |
No meu caso decidi usar o 3.3V (vermelho), 5V (vermelho), 12V (vermelho) na linha de cima e na fileira de baixo o preto como 0V, -5V (vermelho) e -12V (vermelho), ou seja um total de 5 conectores fêmea vermelhos e apenas um preto.
Chapa da fonte do PC perfurada para os conectores |
Depois de decidido o lay-out de como ficariam os conectores e os rasgos para encaixe do USB e da chave liga/desliga foi a vez da furação e também o trabalho com uma micro retifica, que terceirizei para um colega que se voluntariou, já que ainda não tenho a minha micro retifica.
Normalmente existe um padrão para as fontes, porém sugiro sempre confirmar com um multímetro, no caso desta o fio laranja 3.3Vcc, vermelho 5Vcc, amarelo 12Vcc, preto 0V, branco -5Vcc e azul -12Vcc. O fio verde foi para a chave liga/desliga, enquanto os fios cinza, marrom e roxo foram isolados.
Encontrei essa imagem com a pinagem armazenada em um HD externo, para facilitar em outros usos.
Terminais e porcas dos conectores para evitar mau contato |
Para evitar mau contato e facilitar caso precisar de manutenção, preferi usar terminais para ligar os conectores que são pressionados com porcas nos conectores.
Fios das fontes com os terminais soldados para a fixação nos conectores da fonte |
Aproveitei que tinha um USB fêmea duplo de uma carcaça de gabinete e o adaptei com um encaixe na chapa e cola quente para fixar, além de uma chave liga/desliga, já que esta fonte não tinha. Esse USB serve para os dispositivos que podem ser carregados como celulares e tablets.
Se fizer uma segunda versão já modificaria algumas coisas, como o botão de liga/desliga, tentaria um botão redondo para encaixar na saída do chicote de fios, e até colocar os conectores nesta mesma lateral.
Algumas das fotos da confecção da fonte são do album Quinta da Tempestade Cerebral (agosto de 2016)
Caso se interesse por mais detalhes da fonte ATX recomendo a leitura de Reparação Fonte ATX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário