sexta-feira, 5 de março de 2021

Retrô - Minhas Fitas K7

Aproveitei que restaurei meu CCE Stereo Cassette Deck CD-2020 e peguei a minha caixa de fitas cassete para organizar e relembrar o que eu escutava no século passado.

Encontrei algumas fitas demo de bandas de amigos como Deliriuns Tremens (Santo André) e Mudera (Mauá), algumas fitas originais (infelizmente todas sem capa), diversas fitas de gravação de programas de rádio e algumas outras de coletâneas que alguns amigos me fizeram, muitas delas me fizeram conhecer bandas como Ministry, White Zombie, Soundgarden, etc.   

Um aplicativo android que esta me ajudando muito e recomendo é o Shazam, reconheceu todas as músicas que eu não me lembrava, pelo menos até o momento, e em poucos segundos. 

Algumas das fitas estão gravadas apenas o lado A. E muitas estavam fora das caixas, por isso tantas sem capa, mas aos poucos vou escutando e colocando a capa certa.



Algumas das fitas cassetes que eu ainda tenho



Algumas originais que tenho, porém sem a capa, são:

Jean Michel Jarre - En Concert Houston / Lyon (1987) o mago dos teclados, que me encantou como ele conseguia um som tão diferente com instrumentos tão estranhos para mim, e computadores acoplados, isso no final dos anos 80. Além da pirotecnia e Video Mapping, o show que passou na Rede Globo na época fez eu pedir para meu pai a fita, encontrei até a propaganda da fita na época  que estava nesse fansite.

Snap! - World Power (1990) quando comecei a sair para as danceterias era um dos discos que eu mais gostava, especialmente o lado 1 que tinha The PowerOoops UpCult Of Snap (minha favorita) e Believe The Hype na sequência.

Paula Abdul - Shut Up and Dance (The Dance Mixes) (1990) gostava demais da Paula Abdul, era minha paixão da época, e os remixes que me incentivaram a ser DJ dos bailinhos de garagem daqui da área.




Algumas das fitas originais que tenho Snap!, Jean Michel Jarre (preta) e Paula Abdul

 

Uma fita que comprei de lembrança quando fui para Porto Seguro, na Bahia, provavelmente em 1997, na época as músicas tocavam por lá e só só ouvíamos por aqui (em São Paulo) alguns meses depois. As capas eram impressas com jato de tinta em sulfite, e cada vendedor tinha sua seleção de hits. Alguns que estouraram desta fita fita foram o  grupo É o Tchan e o Terra Samba. 


Fita de lembrança de uma viagem para Porto Seguro, na Bahia


Tenho algumas das fitas cassete que vinham junto com a antiga revista Audio Car, são coletâneas dos mais variados gêneros que vão da dance music ao rock.


Fitas cassetes que vinham encartadas com a extinta revista Audio Car


E as fitas de bandas locais que eram até mais caprichadas que as fitas de artistas de grandes gravadoras, como por exemplo a da banda de hardcore andreense "Deliriuns Tremens" com a fita "Tempo Ruim".


Fita cassete da banda de hardcore andreense Deliriuns Tremens - "Tempo Ruim"


É bom redescobrir algumas músicas que estavam "perdidas" na minha memória.

E você ainda tem alguma fita cassete perdida por aí? Se tiver demos de alguma banda/grupo e quiser doar eu aceito ; p  😄

Infelizmente no dia 6 de março Lou Ottens, inventor da fita cassete, morreu aos 94 anos.


Alguns links interessantes que podem ajudar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário