quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Primeras personalizações no Parrot


Parrot? Arara? Animais em extinção?
Não , este é apenas o nome de uma distribuição GNU/Linux, que é uma distro focada em segurança, desenvolvimento e privacidade. Pode também ser uma alternativa ao tão famoso Kali.

  • Segurança: inclui diversos programas para pentest e forense digital
  • Desenvolvimento: tudo o que você precisa para desenvolver seu próprio software
  • Privacidade: um sistema seguro para navegação anônima e segura  

Mas se mesmo assim quiser somente uma distribuição GNU/Linux leve e bonita, tente o Parrot Home, que vem sem nenhum dos pacotes citados, apenas o básico e depois você pode instalar todos os programas que precisar. Se quiser saber como instalar o Parrot, sugiro visitar aqui.

Logo após finalizada a instalação , a sugestão é atualizar o sistema e depois de atualizado podemos  melhorar a usabilidade com alguns programas.

Prefiro instalar os programas um por vez, assim se algum der problema facilita  identificar de onde veio o erro, e se necessário corrigi-lo.



Existem alguns programas que uso e não vem instalados, mesmo na versão Security, que é a mais completa, como os programas gráficos Inkscape que substitui o CorelDraw, gimp que substitui o Adobe Photoshop, editor de vídeo KDenLive, jogos que sou viciado (Cinco ou mais e Mahjongg) e não esquecendo do arduino. Para instalar pelo terminal basta usar os comandos mostrados abaixo, respectivamente:

sudo apt-get install inkscape

sudo apt-get install gimp

sudo apt-get install kdenlive

sudo apt-get install five-or-more

sudo apt-get install gnome-mahjongg

sudo apt-get install arduino

Ainda deixo mais uma sugestão de alguns compactadores adicionais:

sudo apt-get install p7zip-full p7zip-rar lzma lzma-dev rar unrar-free p7zip ark ncompress

No blog do Edivaldo tem diversos tutoriais de instalação, entre eles destaco:
Ainda estou preparando uma sequência com as "segundas" personalizações do Parrot, aceito sugestões. Sei que ninguém perguntou, mas conheci essa distro em uma conversa na primeira ou segunda RoadSec SP, com um dos garotos da Alpha Lumen e logo usei no meu antigo netbook por alguns anos, gostei tanto que atualmente uso como meu sistema nativo. 
É uma besteira, mas o que me me atraiu de primeira foi o fato de ter os indicadores de uso do processador, memória RAM e rede sempre a vista, no topo da tela..

Detalhe do Monitor do Sistema, que fica no topo 
Adicionar o corretor ortográfico CoGrOO ao LibreOffice


Nenhum comentário:

Postar um comentário