sexta-feira, 19 de maio de 2017

Protótipo da Miniatura do WikiLab versão 1 - 20 de abril de 2017

Vou colocar aqui como foi feito o protótipo 1 da miniatura do Wikilab e da 1º versão do chaveiro.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma casa em miniatura do Thingiverse, o Yorik da Uncreated fez o desenho que usamos e depois realoquei e coloquei as "artes" e logos pelo InkScape, para encaixar na placa de MDF de 3mm de 200x300mm.
Os cortes foram feitos no FabLab do Insper, que abre as quintas as 14h para uso público.
Precisamos saber o tamanho da mesa da cortadora laser, que no caso tem 300x600mm, é uma Epilog Laser Mini, como sugestão deixar uma margem de segurança nas bordas e se possivel limpar a máquina antes  do uso, pois assim ao final do corte as peças já se destacam sozinhas.
A principio o que esperamos, depois de montada, seria semelhante a essa imagem:
Depois de configurado o arquivo e salvo em PDF, mandamos para impressão, exatamente como se fosse uma impressora normal, e a partir daqui executamos as configurações necessárias.
Nas configurações temos a potencia do corte que varia de acordo com o material e espessura, velocidade do corte, além de corte e gravação serem separados por "layers"(camadas).


Aqui o resultado final da 1ª versão do protótipo:






Erros que cometi para evitar nos próximos:
_ Verificar a régua de posicionamento, caso exista.
_ Limpar a cortadora, pois a sujeira acumulada impede o corte de "vazar" o material, o que acarretam "rebarbas" e as peças não se "destacam" sozinhas da placa.
_ Fazer o possivel para otimizar o uso de material, evitando o desperdicio


Nenhum comentário:

Postar um comentário