sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Visita Usina Hidroelétrica Henry Borden



No dia 16 de janeiro de 2020 fui em uma visita na Usina Hidroelétrica Henry Borden, em Cubatão-SP,  desde criança perturbava meu pai, toda vez que ia pro litoral, perguntando para o que serviam aqueles canos e finalmente pude ver em detalhes.

   
Área da recepção, com quadros informativos sobre a historia da usina, de onde aguardamos o inicio da visita
O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas de Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 889MW (MegaWatts), para uma vazão de 157m 3 /s (metros cúbicos por segundo). Desde outubro de 1992, a operação desse sistema vem atendendo às condições estabelecidas na Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, de 04/10/92, atualizada pela Resolução SMA-SSE-02, de 19/02/2010, que só permite o bombeamento das águas do Rio Pinheiros para o Reservatório Billings para controle de cheias, reduzindo em 75% aproximadamente a energia produzida em Henry Borden. (adaptado do site oficial)

Primeira parte da visita, com a explicação de funcionamento do grupo gerador


Depois de recebermos o E.P.I.s houve uma explicação de como funciona uma turbina Pelton, com uma versão em miniatura, e algumas peças em tamanho natural, como algumas agulhas e pedaços de uma turbina para simulação.


Usina Externa


A mais antiga das usinas possui oito condutos forçados externos e uma casa de força convencional. A primeira unidade foi inaugurada em 1926, as demais instaladas até 1950, num total de oito grupo geradores, com capacidade instalada de 469MW.(fonte: site oficial)



Repare no detalhe da data no canto superior direito, 10-10-26, quando iniciou o funcionamento da turbina








Segundo conjunto gerador  de 07-04-27, 




Sala de controle da usina, único local com ar condicionado que passamos durante a visita




Aqui e possível ter uma ideia do tamanho das pás


Vista do terraço ao lado da sala de controle

Vista do caminho para a usina subterrânea
Da usina externa para ir ate a usina subterrânea a caminhada segue um trajeto bem razoável.


Usina Subterrânea


A Usina é composta de seis grupos geradores, instalados no interior do maciço rochoso da Serra do Mar, em uma caverna de 120 m de comprimento, 21 m de largura e 39 m de altura, cuja capacidade instalada é de 420MW.(fonte: site oficial)

Entrada da usina subterrânea, foi uma das partes que mais me impressionou

Para entrar na usina subterrânea passamos por um túnel, sendo que preservaram um trecho da escavação feita manualmente na década de  50, como pode ser visto na montagem acima.

Entrada de água para os conjuntos geradores da usina subterrânea

O primeiro grupo gerador entrou em operação em 1956. Cada gerador é movido por uma turbina Pelton acionada por quatro jatos d'água.(fonte: site oficial)






A parte superior dos seis grupos geradores da usina subterrânea


Se gostou e quer saber um pouco mais sobre a parte histórica da usina recomendo este vídeo, tem uma vídeo reportagem com o Goulart de Andrade (Vem comigo).
Ainda tem uma matéria em texto, infelizmente a parte de vídeo esta indisponível, mas com muitas informações, inclusive o email para marcar a visita, se preencher os requisitos estipulados.
Para ver no Open Street Map com mais detalhes.

Abaixo um vídeo criado e editado pelo Google Fotos a partir do álbum que enviei


Nenhum comentário:

Postar um comentário