Reprodução da capa |
Lendo o livro "A verdadeira história do iG"(que peguei na Biblioteca de Santo André), me despertou a lembrança de quando conheci a internet. Para se ambientar melhor, em 1997 essas eram algumas das músicas mais tocadas:
Bone Thugs N Harmony - Look Into My Eyes
The Verve - Bitter Sweet Symphony
The Chemical Brothers - Blockin Rockin' Beats
Blur - Song 2
The Prodigy - Firestarter
Gabriel O Pensador - Cachimbo da Paz
Planet Hemp - Queimando Tudo (Legalize já)
O Rappa - Hey Joe
Nine Inch Nails - The Perfect Drug
Gala - Come into my Life
Nessa época dizia ao Charles (amigo meu), que tinha curiosidade de conhecer a internet, ele era responsável pela infra de uma empresa em sampa, e teve um dia que ele precisou ficar na empresa para aguardar o suporte, me chamou pra acessar a internet, fui na hora.
Chegando lá ele me explicou como funcionava o navegador (creio que o Netscape), como fazer buscas (acho que no Excite), e minhas primeiras pesquisas foram sobre as minhas bandas favoritas na época White Zombie, L7, etc....
Fiquei fascinado com a quantidade e velocidade de informações que conseguia, por exemplo a letra de uma música, conhecer toda a discografia de uma banda, mesmo os seus lançamentos independentes, precisava ter acesso à aquelas informações em casa. Lembrem que mesmo nas empresas, a conexão ainda era muito lenta se comparada a atual.
Caixa do "Kit Multimidia", que continha drive de CD, placa de audio, controle remoto e caixa de som |
Por coincidência a Fenasoft estava próxima, fui obter informações de como acessar a internet de casa. Tinham vários provedores expondo, não me recordo o motivo da escolha (talvez o preço), mas escolhi o PhoenixNet, e peguei o CD, só que meu PC não tinha o tal "kit multimidia" , pesquisei na própria Fenasoft e também sai de lá com o tal kit multimidia da SoundBlaster, que era o melhor da época. Mas como não tinha interesse em computadores até conhecer a internet, nunca havia tentado aprender a parte de hardware, então paguei um estagiário que sabia instalar o "kit multimidia" e como o PC já tinha a tal de placa Fax/modem da US Robotics, foi apenas rodar o executável do CD da PhoenixNet para poder acessar a internet de casa.
Essa é a capa do meu CD da Phoenixnet |
Verso do meu CD da PhoenixNet |
Foi a partir disto que comecei a perder noites de sono para ficar durante a madrugada navegando.
Com o tempo precisei comprar uma linha telefônica para poder acessar a internet quando quisesse, pois o telefone de casa vivia ocupado. Quando surgiu o iG, com oferta de acesso gratuito, dispensei o PhoenixNet depois de alguns meses e migrei. Me lembro que depois de um tempo o Ratinho (o apresentador mesmo), acabou comprando a PhoenixNet.
Sobre o livro, recomendo a leitura, especialmente por ser um dos poucos casos de "biografia" de uma empresa de internet nacional, e conhecer os bastidores de como foi a criação de um site que revolucionou a internet no Brasil. Mesmo sendo um livro de 2004, a parte histórica e estratégica não se defasam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário